Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

"Frevo"

Conheça as origens, os passos e as influências desta que é a tradução

Expedições -temporadas anteriores

No AR em 07/09/2012 - 10:30

A série Expedições desta semana abre a câmera para registrar uma das mais significativas manifestações culturais do Brasil: o Frevo de Pernambuco.

Com mais de um século de existência, o Frevo é um dos pilares do carnaval brasileiro. Nasceu em Recife e logo se espalhou para Olinda. Sua origem coincide com um momento de grandes transformações políticas e sociais em Pernambuco. Surgido das classes menos favorecidas da sociedade, o Frevo foi, a princípio, renegado pela elite. Mas sua energia estimulante e a alegria permanente, logo seduziram todas as esferas da população.

Paula Saldanha e Roberto Werneck registram toda a trajetória das variadas formas do Frevo, como o "Frevo de Rua" e o "Frevo de Bloco", mostrando suas diferenças e similaridades. Conheça algumas das centenas de passos criados pelos foliões ao longo de tantos Carnavais e as influências internacionais que o Frevo recebeu.

Expedições registrou as diversas manifestações artísticas do FrevoPaula Saldanha entrevista Carmem Lélis, diretora da Casa do Carnaval e importante especialista em Frevo. Ela foi uma das responsáveis pelo dossiê apresentado ao IPHAN, que, em 2007, considerou o Frevo Patrimônio Imaterial do Brasil.

O programa apresenta, ainda, o grupo Guerreiros do Passo, que dá aulas de danças pernambucanas para a comunidade e o Companhia Trapiá de Dança, que faz do Frevo um espetáculo teatral, com muita dança e música.

Livre
Apresentação Paula Saldanha.
Produção RW Cine.
Horário: 19h30
Reapresentação: sábado, 16h

 





Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 20/03/2012 - 23:30 e atualizado em 14/08/2012 - 15:41

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí