Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Kuarup Parte I - Preparativos

Paula Saldanha percorre o Parque Indígena do Xingu e registra as

Expedições -temporadas anteriores

No AR em 08/03/2014 - 15:30

Tribo denuncia os problemas ambientais que afetam o Parque Indígena do XinguEsta semana, o programa Expedições reapresenta a primeira parte de um especial sobre o Kuarup, de 2012. Você vai ver os preparativos para essa importante cerimônia, que este ano homenageou Darcy Ribeiro na aldeia Yaualapiti.

Paula Saldanha e Pedro Werneck fazem uma viagem espetacular nesta fascinante região de Mato Grosso, sul da Amazônia, ocupada por diversas sociedades há mais de 3 séculos e transformada, nos anos 1960, numa das mais bem sucedidas e importantes reservas indígenas do mundo inteiro – o Parque Indígena do Xingu.

Além de toda a preparação para a festa, as pescarias, o preparo dos alimentos e o dia a dia na aldeia, o programa registra também questões atuais do Xingu.  Nas conversas com o cacique Aritana Yaualapiti e outras lideranças xinguanas, a preocupação com a formação dos jovens e com a cultura – o futuro e as tradições do Xingu.

Paula Saldanha mostra a preparação da aldeia para os festejosA equipe do Expedições documenta também a denúncia dos xinguanos sobre a poluição por agrotóxicos e fertilizantes, feita pelas fazendas do entorno do parque. Essas fazendas contaminam as águas de seu principal rio e os peixes que são a base da alimentação das populações indígenas locais, com cerca de 6 mil brasileiros.

Sobrevoando as nascentes do rio Xingu, as câmeras do Expedições revelam a grande pressão da monocultura de soja e da pecuária sobre essa frágil região das cabeceiras dos mananciais que abastecem o rio Xingu.

Na semana que vem, este especial continua! Expedições capta imagens incríveis da maior cerimônia do Xingu, um dos mais lindos rituais indígenas  brasileiros - o Kuarup.




Criado em 15/01/2013 - 18:29 e atualizado em 17/05/2013 - 18:22

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí