Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Kuarup Parte II - A cerimônia

Darcy Ribeiro é homenageado em um dos mais importantes rituais

Expedições -temporadas anteriores

No AR em 15/03/2014 - 15:30

Paula Saldanha investiga Kuarup, cerimônia indígena de grande importância no paísO Kuarup é uma das mais importantes cerimônias indígenas realizadas no Brasil. Na segunda parte do Especial Kuarup, Paula Saldanha e Pedro Werneck registram esse impressionante ritual do Alto Xingu que, nesta ocasião, homenageia o antropólogo Darcy Ribeiro. A equipe mostra as diversas etapas da cerimônia: a reza dos pajés, a grande roda, a luta Huka Huka.

O Kuarup é mais do que a reunião de música, dança, pinturas corporais e lutas – é um verdadeiro congraçamento dos povos xinguanos. A aldeia Yaualapiti, anfitriã deste ano, recebe mais de mil visitantes dos grupos mehinaku, kalapalo, kuikuro, matipu, entre outros. É uma prova da convivência pacífica que se estabeleceu no Xingu, fruto da dedicação dos irmãos Villas Bôas por décadas. A harmonia entre as 16 etnias da região foi intensificada com a criação do Parque Indígena do Xingu, a partir do projeto elaborado por Darcy Ribeiro.

O programa revela a estratégia das lideranças do Xingu para preservar suas tradições. Trata-se de uma cultura surpreendente, onde o mundo dos vivos interage com o mundo dos mortos, sob a benção da natureza. 

No encerramento da cerimônia, lideranças do Alto Xingu lêem um manifesto com cobranças ao Governo Federal pelo respeito à legislação vigente no que se refere à proteção da cultura e dos territórios indígenas em todo o país. 




Apresentação: Paula Saldanha
Direção: Paula Saldanha e Roberto Werneck
Produção: Renata Barcellos
Imagens: Pedro S. Werneck e Tiago Almeida
Edição: Pedro S. Werneck

Criado em 22/01/2013 - 13:59 e atualizado em 21/05/2013 - 14:32

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí