Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Maracatu

Tradição genuinamente brasileira, formada a partir das raízes

Expedições -temporadas anteriores

No AR em 06/10/2012 - 15:30

Maracatu: manifestação tradicional da música pernambucanaExpedições vai até Pernambuco para desvendar a história, o cotidiano e os mistérios por trás de uma das mais encantadoras tradições brasileiras: o Maracatu. De baque solto, também conhecido como maracatu rural, ou de baque virado, chamado ainda maracatu-nação, há séculos ele desfila seus instrumentos e personagens únicos, como o Calunga, os Vassalos e o Caboclo-de-Lança, as damas do Paço e o Arreia-Mar, e ajuda a moldar a identidade cultural pernambucana.

Paula Saldanha e Roberto Werneck descobrem a riqueza dos mais de cem grupos de maracatu que atuam hoje, alguns fundados ainda no século XIX. Documentando quatro grupos emblemáticos – Estrela Brilhante de Igarassu, Piaba de Ouro, Beija-Flor de Aliança e Maracatu Nação Pernambuco – o programa revela a beleza de uma arte única, genuinamente brasileira, herança das raízes africanas e indígenas.

Conversando com mestres, guardiões e líderes das comunidades, jovens aprendizes e apaixonados pela arte do maracatu, em Recife, em Olinda, e na zona rural pernambucana, Expedições revela uma tradição cultural em franco processo de valorização. Reerguido a partir dos anos 1990 com o esforço de gerações que assistiram com seus pais aos desfiles, e se fascinaram com as cores e o simbolismo dessa arte, o maracatu ressurge respeitado pelo seu povo, difundido pelo Brasil e pelo mundo afora.




Direção Geral: Paula Saldanha e Roberto Werneck Direção: Pedro S. Werneck Apresentação: Paula Saldanha Produção: RW CINE

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 16/04/2012 - 15:48 e atualizado em 01/10/2012 - 14:36

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí