Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mata Atlântica 2012

Uma entrevista com Mário Mantovani e um depoimento histórico de Aziz

Expedições -temporadas anteriores

No AR em 19/10/2013 - 15:30

Mata Atlântica em perigoO programa Expedições desta semana apresenta os perigos enfrentados pela Mata Atlântica, que, depois de 5 séculos de devastação, foi reduzida a 7% da sua área original.

Localizado em região tropical, o bioma acompanha a costa atlântica brasileira e concentra uma grande diversidade de ecossistemas e nichos ecológicos. Arbustos, bromélias e árvores que abrigam uma variedade fantástica de animais.

Por causa dessas riquezas, a Mata Atlântica foi explorada ao extremo. As atividades extrativistas dos colonizadores levaram à quase extinção do pau-brasil e depois aos ciclos de agricultura: do açúcar, do café e do gado.

Paula Saldanha e Roberto Werneck documentam a Mata Atlântica em vários estados brasileiros e trazem uma entrevista com Mário Mantovani, diretor de mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica. A instituição promove a conservação da diversidade biológica e cultural deste bioma.

“O que a SOS faz é o que uma organização pode fazer trabalhando em uma escala de 1 para 50 mil – mobilizando e monitorando o país como um todo. Cabe ao poder público, que é responsável pela integridade desses ecossistemas, dar uma melhorada”, reivindica Mantovani.

Expedições traz um depoimento histórico de Aziz Ab’Saber, grande geógrafo brasileiro falecido em 2012, que lutou contra os prejuízos para os ecossistemas do país. E mostra que os sinais de alerta estão aí, que a Mata Atlântica está no seu limite. E que é preciso reverter o processo ou essa mata desaparecerá para sempre da face da Terra.
 




Apresentação: Paula Saldanha Direção Geral: Paula Saldanha e Roberto Werneck Direção: Pedro S. Werneck Realização: RW Cine/TV Brasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 30/04/2012 - 12:22 e atualizado em 12/10/2012 - 19:44

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí