Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Peixe-boi marinho

Programa mostra os encantos de uma das espécies mais fascinantes e

Expedições -temporadas anteriores

No AR em 30/11/2010 - 03:00

Peixe-boi marinho - Expedições

O programa Expedições desta terça (30) vai ao Nordeste conhecer os encantos do peixe-boi marinho. Essa espécie, pertencente ao grupo dos sirênios, já foi confundida com sereias por navegadores e colonizadores.

Fascinante para uns e lucrativo para outros, o peixe-boi foi caçado durante séculos. Sua docilidade e seu tamanho - ele pode chegar a quatro metros e meio de comprimento, e pesar até 600 quilos - o transformaram em presa fácil, até se tornar, no século XXI, o mamífero aquático mais ameaçado do Brasil.

Na ilha de Itamaracá, em Pernambuco, a equipe do Expedições foi conhecer os resultados do Projeto Peixe-boi no Centro de Mamíferos Aquáticos, do Instituto Chico Mendes - ICMBio. São 30 anos de luta pela conservação da espécie, num trabalho que vai desde a pesquisa e a proteção dos habitats até o resgate e tratamento de filhotes, que são devolvidos à natureza e monitorados por radiotransmissores.

Na Barra de Mamanguape, na Paraíba, e na APA Costa dos Corais, em Alagoas, Paula Saldanha e Roberto Werneck acompanharam a reintrodução do peixe-boi marinho ao seu habitat. Eles documentaram todo o processo de transporte, desde a saída do Centro de Tratamento até sua chegada ao cativeiro natural. Um trabalho complexo e minucioso, feito por dezenas de profissionais. E um passo fundamental no esforço pela sobrevivência dessa espécie, hoje reduzida a cerca de 500 animais na natureza.

Apresentação Paula Saldanha
Produção RW Cine
Livre

Horário: terça, 19h30

Reapresentação: sábado, 16h




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 01/12/2010 - 01:17 e atualizado em 01/12/2010 - 01:17

Últimas

O que vem por aí