Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rio 92 - Balanço

Paula Saldanha e Roberto Werneck dão seus testemunhos sobre a

Expedições -temporadas anteriores

No AR em 08/12/2012 - 14:30

Paula Saldanha, jornalista especializada em documentar o meio ambienteDe 20 a 22 de junho, os olhos do mundo estarão voltados para o Brasil, mais especificamente para a cidade do Rio de Janeiro, onde acontece a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

Para esta ocasião, Expedições exibe uma série de quatro programas para o telespectador refletir sobre questões ambientais, sociais e planetárias.

Neste primeiro programa, Paula Saldanha e Roberto Werneck compartilham suas experiências e dão seu testemunho sobre uma época muito importante para o Brasil e para o Meio Ambiente no mundo inteiro.

O casal, pioneiro em jornalismo ambiental no Brasil, comenta como era tratado o assunto ecologia antes da Constituição de 1988, na época da ditadura militar, onde a sociedade não tinha acesso à informação; as dificuldades que enfrentaram para registrar o Brasil e denunciar o que não estava indo bem; e como a Constituição de 88 foi importante na vida dos brasileiros – pela primeira vez na história do país o Meio Ambiente se tornou um capítulo da Constituição.

Quatro anos depois de aprovada a Constituição, acontece no Rio de Janeiro a RIO 92 - II Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano. Nessa época, no Brasil, extensas áreas de florestas eram destruídas e os principais personagens se tornaram, infelizmente, mártires, e heróis de uma época sem lei, como Chico Mendes.

O evento foi acompanhado por todo o mundo e contou com a participação da sociedade civil organizada. Cerca de 22 mil pessoas, pertencentes a mais de 9 mil organizações não-governamentais, estiveram no Rio de Janeiro presentes nos dois eventos da Conferência: a reunião de chefes de Estado, Cúpula da Terra, e o Fórum Global, promovido pelas ONGs.

Foi a partir da Rio 92 que os temas ambientais entraram em pauta no mundo inteiro!
 






Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 22/05/2012 - 18:53 e atualizado em 29/06/2012 - 12:38

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí