Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

São Luis - 400 anos

A trajetória da única capital do país fundada por franceses

Expedições -temporadas anteriores

No AR em 01/12/2012 - 14:30

O poeta Ferreira Gullar e Paula SaldanhaA série Expedições vai até São Luís do Maranhão para registrar a trajetória da única capital brasileira fundada por franceses, que recebeu o nome em homenagem ao Rei Luís XIII, da França e que ao longo de seus quatrocentos anos fez surgir uma vibrante cultura, desvendada das mais variadas formas.

São Luis é a única capital brasileira localizada totalmente numa ilha e guarda uma surpresa em cada esquina. A cultura composta por heranças indígenas, europeias e, principalmente, africanas é mesmo o grande patrimônio do Maranhão e da cidade.

Paula Saldanha e Roberto Werneck registram as joias desta cidade: a beleza natural, o casario colonial, que compõe lindos conjuntos arquitetônicos e, principalmente, as festas populares – as tradições.

Apesar das mudanças ocorridas ao longo de quatrocentos anos, São Luís – considerada a terceira maior comunidade negra do país - respira tradição.

O historiador do Instituto Histórico e  Geográfico Nacional, Vasco Mariz,  conta em seu depoimento como a fundação da cidade foi espetacular e que o Maranhão e a Amazônia poderiam não pertencer ao Brasil se os franceses não tivessem sido expulsos  de São Luís pelos portugueses.

A pluralidade cultural, produzida ao longo desses quatro séculos, serve de estímulo para moradores e forasteiros. Talvez seja por isso que se diz que quem pernoita em São Luís amanhece poeta. Pensando nisso, Paula Saldanha foi ao encontro do poeta Ferreira Gullar, para saber um pouco sobre sua terra, sua infância e sobre o que este monumento histórico e arquitetônico – como ele se refere à cidade –, representa em sua vida.




 

Direção Geral: Paula Saldanha e Roberto Werneck
Produção Executiva: Pedro S. Werneck
Diretor Técnico: Lucas Saldanha
Assistentes de Direção: Rebeca Montenegro e Debora Indio do Brasil
Edição de Texto: Andrey Marques
Produção: Lorrana Moreira , Muriel Alves e Pedro Monnerat
Edição de Imagens : Tadeo Saldanha
Imagens : Roberto Werneck, Jorge Chechile, Rafael Mazza e Tadeo Saldanha
Supervisão Técnica: Tiago Almeida
Música de Abertura: David Tygel
Produção: RW Cine
Agradecimentos: Secretario de Turismo (MA)

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 28/08/2012 - 16:37 e atualizado em 30/11/2012 - 19:51

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí