Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tambor de Crioula

Dança popular maranhense tem registro de Patrimônio Cultural

Expedições -temporadas anteriores

No AR em 17/01/2012 - 22:30

Expedições - roda-de-tambor--redimensionada

Em 2007, o Tambor de Crioula foi registrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (IPHAN) como Patrimônio Cultural do Brasil. A legitimação oficial foi um marco importante para a dança popular afro-maranhense, cultivada há séculos pelos escravos e seus descendentes no Maranhão.

O Tambor de Crioula é uma dança de umbigada de origem africana, na qual os homens tocam e cantam e apenas as mulheres dançam. A festa é realizada à noite, numa roda. Às vezes, dura até o amanhecer. Somente no Maranhão que ela aparece com esse nome. Freqüentemente é confundida com o Tambor de Mina, uma religião afro-brasileira também original do estado.

O Maranhão é um dos estados mais miscigenados do país, tendo recebido intenso fluxo de escravos nos séculos XVII e XIX, para servir como mão de obra nas lavouras de arroz e algodão. Hoje, cerca de 70% de sua população se declaram negra ou parda.

Expedições desta terça (17), às 19h30, mostra a força do Tambor de Crioula através de seus principais personagens, os coureiros e as coureiras, brincantes que organizam e participam da festa. Com depoimentos de Mundoca, Nadir e outros, além de uma entrevista com o antropólogo Sérgio Ferreti, um dos maiores especialistas no assunto.

Livre

Apresentação Paula Saldanha.

Produção RW Cine.

 

Horário: 19h30

Reapresentação: sábado, às 16h





Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 18/01/2012 - 01:30 e atualizado em 18/01/2012 - 01:30

Últimas

O que vem por aí