Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A natureza da formação dos terremotos

E mais: os 20 anos do robô explorador que pousou em Marte

Futurando

No AR em 23/08/2017 - 22:00

As placas tectônicas que formam a crosta terrestre se movem constantemente e, no momento em que colidem ou se afastam, ocorrem os terremotos. Esses abalos sísmicos podem ter diferentes graus de magnitude, como mostra esta edição do Futurando. 

Por falar em terremotos, no interior do vulcão Etna, na Itália, a centenas de metros profundidade, a terra treme de uma maneira parecida com os abalos que acontecem na lua. A característica fez cientistas testarem no vulcão italiano um robô que futuramente vai analisar a geografia lunar. Quem está à frente dos testes é o Centro Aeroespacial Alemão, o DLR.

Futurando explica a formação dos terremotos
Futurando explica a formação dos terremotos - Reprodução/DW

Bem mais distante, em Marte, pousava há 20 anos uma sonda responsável por um capítulo importante na história da pesquisa espacial. Trata-se da sonda Pathfinder, que levou a bordo um robô para mapear a superfície do Planeta Vermelho. Foram 83 dias de análises. O Futurando fala mais sobre essas viagens à Marte. 

Na Terra mesmo, a existência de uma atmosfera garante proteção contra raios ultravioleta, além de manter as condições ambientais e climáticas necessárias para os seres vivos sobreviverem. E se ela desaparecesse? O que aconteceria? A explicação você confere no programa.

Vamos trazer ainda uma reportagem de uma ideia possivelmente revolucionária. No futuro pode ser que as pistas de pousos e decolagens dos aeroportos sejam construídas em formato circular. O objetivo é diminuir acidentes, aumentar o tráfego aéreo e melhorar a qualidade de vida de quem mora próximo a esses locais.

Sobre a qualidade do ar nas cidades, essa edição mostra também um sistema que usa briófitas para absorver e eliminar partículas de poeira. Esse tipo de vegetação consegue filtrar a poluição. E é capaz de muito mais. É só ficar ligado no Futurando para saber!

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 23/08/2017 - 14:15

Últimas

O que vem por aí