Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Por que as árvores são tão importantes?

Futurando mostra do que as árvores são capazes

Futurando

No AR em 15/05/2018 - 21:45

Árvores realizam fotossíntese e, nisso, retiram CO2 do ar. É o que mais ouvimos falar, mas as florestas têm uma importância que vai muito além, como você vai saber nesta edição do Futurando. Vamos explicar, com uma animação, os diversos potenciais e "talentos” desse tipo de recurso natural.

Como você vai ver nesta edição, o problema é que as mudanças climáticas já afetaram a dinâmica das florestas e seus processos naturais. A Escola Técnica de Zurique está pesquisando o que pode acontecer no futuro. É possível que as árvores cresçam mais rápido, porém, de forma excessiva e potencialmente prejudicial. Elas poderiam adoecer e morrer mais cedo.

Futurando mostra do que as árvores são capazes
Futurando mostra do que as árvores são capazes - Divulgação/DW Brasil

O Futurando também vai apresentar o trabalho de um grupo que se intitula "herbonautas” e reúne gente disposta a buscar informações sobre a origem de plantas. No caso da reportagem do programa, a origem das plantas do acervo do Museu Botânico de Berlim. Numa plataforma colaborativa na internet, os "detetives” decifram informações quase ilegíveis.

Esta semana tem ainda muita tecnologia no Futurando. Um besouro com características fascinantes está sendo estudado para servir de modelo na construção de um robô transportador. Na natureza, o animal desempenha o papel de coletor de lixo e tem a habilidade de fazer bolas de esterco para depois empurrá-las. E faz tudo isso de cabeça para baixo.

A tecnologia também pode aumentar as chances de que um crime no México seja finalmente desvendado. Em 2014, na cidade de Iguala, seis pessoas foram mortas e 43 sequestradas numa série de ataques a vários ônibus. O caso que chocou o país segue um mistério. Um grupo de pesquisa munido de ferramentas digitais pode auxiliar na busca por novas pistas.

Vamos falar ainda da próxima geração de internet sem fio para dispositivos móveis, a internet 5G. Quando chegar ao mercado, provavelmente em 2020, vai oferecer muito mais velocidade e suportar vários aparelhos em uso ao mesmo tempo. E não é só isso. Veja no Futurando!

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 15/05/2018 - 10:25

Últimas

O que vem por aí