Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Que outros planetas, além da Terra, são habitáveis?

Futurando

No AR em 29/02/2020 - 17:30

Na Terra, a atmosfera nos protege da maior parte da radiação cósmica prejudicial. No entanto, os astronautas não contam com essa proteção quando fazem viagens espaciais. Que efeitos isso pode trazer a longo prazo? A saúde deles pode ficar prejudicada? Esta edição  do Futurando mostra que pesquisadores alemães querem responder essas perguntas com o apoio de dois bonecos muito especiais. Com os resultados, eles esperam tornar mais segura a jornada do homem no espaço.

Essas informações serão muito importantes no futuro, caso o homem tenha que pensar em viver em outros lugares do universo. Quanto mais as previsões alarmantes sobre o clima na Terra avançam, mais em alta fica a pergunta: existem alternativas para o ser humano, como outro planeta habitável, por exemplo? Quantos exoplanetas estão localizados nas chamadas zonas habitáveis? É o que você confere neste Futurando.

Não importa onde, uma certeza é que os seres humanos precisam de água para sobreviver. Ela está presente no cérebro, nos músculos e nas células. Em média, nosso corpo é composto por 65% de água - e, na juventude, esse valor é ainda maior, chegando a 80%. Ela é fundamental para o transporte de oxigênio e de outras substâncias, pela eliminação de resíduos e pelo resfriamento do corpo. O Futurando explica mais sobre a importância desse líquido vital para o corpo humano.

Enquanto não temos como nos mudar para outro planeta, a solução é cuidar do nosso, a Terra. Fachadas verdes são uma opção para levar mais natureza às cidades, trocando o cinza do concreto por algo mais sustentável. Esses jardins, além de agradarem aos olhos, trazem muitos outros benefícios às pessoas. Eles ajudam a purificar o ar e a deixar o ambiente até 5 °C mais fresco. Além disso, podem ser utilizadas para o cultivo de alimentos, como mostra o Futurando. No entanto, há também desafios: como, por exemplo, de que forma regar plantas nas paredes de arranha-céus. Você tem  algum palpite?

Jardins suspensos são apenas uma das ideias para tornar os edifícios mais sustentáveis. O programa explica como edifícios estáveis poderão ser criados no futuro sem desperdiçar recursos. Pesquisadores estudam se o uso de grandes bolas de ar em vigas de concreto pode diminuir o uso de matérias de construção. 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 27/02/2020 - 17:25

Últimas

O que vem por aí