Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Como o CO2 se tornou o vilão do efeito estufa?

Futurando

No AR em 14/03/2020 - 17:30

Os elevadores magnéticos podem mudar a forma como edifícios são planejados. Essa tecnologia cria oportunidades completamente novas. Será possível conectar vários prédios horizontalmente e os passageiros poderão até mesmo ser transportados em círculos. A pesquisa do sistema já tem 20 anos. O elevador fica em um suporte que desliza sobre dois trilhos guias. Confira os detalhes nesta edição do Futurando.

E soluções como essas serão cada vez mais importantes com o crescimento das cidades. Hoje já existem 33 megacidades espalhadas pelo globo. Elas têm mais de 10 milhões de habitantes, prometem empregos bem remunerados, assistência médica de ponta, escolas, universidades. Mas também abrigam problemas sérios com moradia, transporte e eliminação de lixo e esgoto. Como lidar com o aumento explosivo das áreas urbanas?O Futurando apresenta algumas respostas.

A poluição sonora também é um dos inconvenientes das megacidades. Não dá para negligenciar. O som nos afeta inconscientemente, desencadeia emoções e pode até induzir nosso comportamento. Pensando nisso, lojas começaram a usar música para aumentar as vendas. Será que funciona?

Nesta edição, o Futurando esclarece ainda algumas dúvidas sobre um gás tão polêmico: o CO2. O que é o dióxido de carbono, de onde vem e quais são os maiores emissores? Saiba mais sobre esse gás que, se por um lado é um dos vilões das mudanças climáticas, por outro lado é indispensável para a vida na Terra.

E para combater o excesso de CO2, jovens estão se mobilizando em todas as partes do mundo. Entre os movimentos mais famosos está o "Plant for the Planet". Criado há 13 anos por um menino de nove anos, o projeto motivou o plantio de 14 bilhões de árvores. O trabalho foi realizado por 88 mil crianças em quase todos os continentes. Felix Finkbeiner, o iniciador do "Plant for the Planet", falou com a nossa equipe sobre a esperança nas novas gerações.

Ações como essas são fundamentais para conter o aquecimento global, que poderá ser o responsável pelo desaparecimento de regiões costeiras. Entre elas está um ecossistema singular, às margens do Mar Frísio, no norte da Alemanha. A região, considerada Patrimônio Mundial pela Unesco, é lar de milhares de espécies de animais, insetos e plantas. Como isso pode ser evitado? Não deixe de assistir no Futurando.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 11/03/2020 - 12:10

Últimas

O que vem por aí