Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Como as bactérias se tornam resistentes a antibióticos?

Futurando retrata o esforço médico na busca por novos medicamentos

Futurando

No AR em 16/05/2020 - 08:00

Por que as bactérias estão cada vez mais resistentes a antibióticos? Elas se multiplicam através da divisão celular, mas, às vezes, ocorre um erro nesse processo, dando origem a patógenos mutantes. Sem as bactérias normais, eliminadas pelos antibióticos existentes, esses patógenos não têm concorrência e conseguem se reproduzir livremente.

Esta edição do Futurando explica também como é possível evitar o aumento da resistência a antibióticos, muitas vezes provocado pelo uso indiscriminado desse tipo de medicamento. Em 15 anos, o consumo de antibióticos cresceu 65%. Algumas das novas condutas adotadas por médicos incluem evitar antibióticos de amplo espectro e receitar medicamentos pelo menor tempo possível. O programa mostra os resultados dessa forma de terapia.

Com os patógenos cada vez mais resistentes, é importante buscar novos medicamentos. Uma pesquisadora estuda se microorganismos encontrados em manguezais da Indonésia podem ser fonte de substâncias para a elaboração de novos antibióticos.

Futurando investiga por que bactérias estão cada vez mais resistentes a antibióticos
Futurando investiga por que bactérias estão cada vez mais resistentes a antibióticos - divulgação/DW

Há alguma alternativa quando um paciente não reage mais a antibióticos? No leste europeu, o uso de bacteriófagos já está bastante disseminado, mas ainda é proibido na União Europeia. Trata-se de um tipo de vírus que se acopla a uma célula bacteriana e a elimina. O Futurando explica como funciona o tratamento.

Essa edição destaca ainda que há meses o Sars-Cov-2, o novo coronavírus, não sai das manchetes. Em todo o mundo, há cerca de 3 mil tipos de vírus classificados - e milhões ainda são desconhecidos. Esses germes microscópios não são considerados criaturas independentes. Precisam de células hospedeiras para se replicar. O Futurando explica esse processo.

Confira também uma entrevista com a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, que explica o trabalho da fundação em parceria com a OMS na busca por medicamento contra a Covid-19 e fala sobre a necessidade de coordenação política para lidar com a pandemia.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 14/05/2020 - 15:50

Últimas

O que vem por aí