Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Como tradições ameaçam espécies no Vietnã

Segundo os costumes no país, produtos de determinados animais podem

Futurando

No AR em 27/07/2014 - 19:30

Criações de ursos são normalidade no paísNo Futurando desta semana você vai acompanhar a luta de ativistas contra algumas tradições no Vietnã. Lá animais selvagens são usados na alimentação, servem para produzir medicamentos e também são símbolo de status social. Criações de ursos são normalidade no país. E, apesar de ser proibido, a bílis deles é retirada para ser usada como remédio. Tartarugas são parte do cardápio de restaurantes chiques. E tudo isso está ameaçando as espécies de extinção.

Você vai conhecer também um projeto para reinserir o takhi (cavalo-de-przewalski), cavalo selvagem asiático, novamente na natureza. Desde 1960, a espécie só era encontrada em zoológicos. E graças a um projeto de reprodução e readaptação, agora os animais podem voltar a viver livres no local de onde vieram.

E, na Alemanha, pesquisadores desenvolveram um drone com sensor infravermelho para encontrar filhotes de veado nas gramas altas. A cada ano, milhares de filhotes são mortos pelas lâminas afiadas dos cortadores de grama, já que o instinto de sobrevivência deles faz com que eles fiquem imóveis quando há uma ameaça por perto.

Lixo

O programa fala também dos resíduos plásticos que acabam nos oceanos. Uma arquiteta alemã desenvolveu uma plataforma flutuante capaz de recolher uma grande quantidade de lixo dos mares. Os resíduos coletados podem ser gaseificados e usados para produzir energia na própria plataforma.

O Futurando também mostra o projeto que retira alumínio de alta qualidade de ligas metálicas. Ele foi desenvolvido pelo Instituto Fraunhofer de Tecnologia a Laser. O programa também trata das mulheres, na Turquia, que conseguiram ficar mais independentes reciclando.

 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 25/07/2014 - 16:02 e atualizado em 25/07/2014 - 16:02

Últimas

O que vem por aí