Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Futurando à caça de tempestades!

Programa acompanhou caçadores de fenômenos climáticos: um hobby que

Futurando

No AR em 13/04/2014 - 19:30

Os caçadores de tempestades em açãoNeste Futurando, você vai ver de perto a ação dos caçadores de tempestades, voluntários que vão atrás de eventos climáticos, como tornados. Eles não fazem isso apenas por hobby: eles também abastecem os meteorologistas com informações preciosas. Munidos com suas câmeras, esses caçadores chegam onde poucos têm condições e coragem de pôr os pés.

Os caçadores de tempestades estão organizados em grupos espalhados pelo mundo todo – inclusive no Brasil. A equipe do programa recebeu algumas fotos dos eventos climáticos flagrados pelos caçadores de Maringá, no Paraná.

O Futurando mostra também uma pesquisa desenvolvida por climatologistas que estudam a poeira que chega aos céus do Ártico. Eles querem descobrir se esses aerossois protegem a Terra dos raios solares ou se contribuem para o aquecimento do planeta.

O uso de computadores é indispensável nesses estudos científicos. Isso fica claro também em Hamburgo, onde grupos de cientistas trabalham na investigação climática. Satélites e estações de pesquisas fornecem informações constantes. E a equipe do Futurando foi até lá conhecer a pesquisa.

Na Costa Rica, o esforço para proteger espécies que sofrem com as mudanças climáticas, como a tartaruga marinha, ganhou destaque internacional. Lá, policiais acompanham a desova desses animais para proteger os ovos.

Automóveis do futuro
Como será o carro do futuro? Pesquisadores imaginam que o automóvel vai dispensar o motorista ao volante, e será como um escritório totalmente automatizado que andará pelas ruas. O que se sabe até agora é que o carro do futuro será totalmente automático. Veja no Futurando como a indústria automobilística está se juntando com profissionais da informática para criar carros ainda mais conectados.

E esses veículos vão usar muitos semicondutores, peças usadas atualmente em carros elétricos. A equipe do programa pesquisou um pouco mais sobre essas peças para saber porque elas serão tão importantes.

Mas parece que carros mais simples também podem entrar na moda. Um empreendedor italiano criou o Tabby, que pode ser montado em casa mesmo: o cliente recebe o veículo em partes, lê o manual na internet e faz a montagem sozinho. Cada um pode construir o carro do próprio jeito, com partes personalizadas.

Não perca o Futurando!




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 15/04/2014 - 12:38 e atualizado em 15/04/2014 - 12:38

Últimas

O que vem por aí