Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Futurando faz aniversário e dedica programa ao tema da água

Na pauta estão a crise histórica em São Paulo, o desafio do trabalho

Futurando

No AR em 14/09/2014 - 19:30

Nesta semana, o Futurando completa dois anos no ar! Nestes dois anos, o programa privilegiou produzir vários especiais, como as edições sobre a Copa do Mundo, o cotidiano de jovens brasileiros que estudam na Alemanha, ou o sucesso de cientistas também brasileiros que fazem pesquisa de ponta em instituições alemãs.

Também passou pelo Túnel da Ciência, em São Paulo, entrevistou  um ganhador de Prêmio Nobel, levou você aos bastidores dos preparativos de uma missão espacial – com direito a uma conversa com o astronauta Alexander Gerst. Há um ano, ao comemorar o primeiro aniversário, o programa levou ao ar uma edição sobre mobilidade, feita naquele momento em que o Brasil via cidadãos indo para ruas pedir condições melhores nas cidades.

Agora, aos dois anos, você recebe outra programa especial, desta vez dedicado à temática da água. O Nordeste brasileiro é marcado por secas prolongadas há décadas. E, agora, a crise do abastecimento vivida no estado de São Paulo embalou a discussão em todo o país: estamos cuidando bem desse recurso tão precioso? O Sistema Cantareira é um dos maiores produtores de água em todo o mundo, e ele está secando. Será que a falta de chuva é a única culpada por essa situação?

Você vai conhecer pessoas engajadas nesta discussão, como Caio Ferraz, cineasta que está produzindo uma série de documentários sobre a crise da água em São Paulo. Também mostramos o trabalho da hidróloga alemã Alexandra Nauditt: ela coordena várias pesquisas na América Latina e na Ásia. No Chile, quase toda a agricultura depende da água que desce das cordilheiras, e o nível de chuvas na região está abaixo do normal desde 2007. Nauditt tenta descobrir o que está acontecendo com o ciclo da água na região. A chave para o problema, diz a pesquisadora, é o gerenciamento eficiente do recurso.

A equipe também visitou a região do lago Tana, o maior da Etiópia, na África. Além de uma importante fonte de água para os moradores do local, o lago significa também fonte de renda. Você vai conhecer o trabalho de pessoas dedicadas que tentam conservar o local como ele está.

O programa acaba em Bangladesh, na Ásia, país que sempre ocupa as manchetes mundiais devido às fortes enchentes. Mas os rios não são mais os mesmos. A temporada de seca está cada vez mais extrema, o que afeta a população numerosa. Conhecemos um projeto que tenta aumentar a calha do rio Boral, de 223 quilômetros de extensão, e conservar a vida selvagem. As imagens são impressionantes.

 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 12/09/2014 - 17:18 e atualizado em 12/09/2014 - 18:10

Últimas

O que vem por aí