Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

"Futurando" na Copa!

Nesta segunda parte da edição especial da Copa, sustentabilidade e

Futurando

No AR em 08/06/2014 - 19:30

Nesta segunda edição especial sobre a sustentabilidade na Copa do Mundo, o Futurando continua sua viagem pelo Brasil e pela Alemanha. Em Cuiabá, no Mato Grosso, a equipe do programa encontrou uma cidade-sede que aproveita o evento esportivo para mudar sua imagem perante os brasileiros: conhecido como grandesdesmatador, o estado quer dar exemplo de preocupação com o meio ambiente.

O estádio do Maracanã sofreu mais uma grande obra para a Copa do MundoPara isso, Cuiabá investiu na construção de uma arena sustentável. Muito do antigo estádio demolido, o Verdão, foi parar na Arena Pantanal – a reciclagem dos resíduos ajudou na nova obra. O projeto também adotou várias medidas para manter uma temperatura confortável no interior da arena, já que o termômetro marca 32ºC de média anual. 

O Futurando também vai falar sobre as emissões de CO2 por causa da Copa, os setores que mais contribuem para esses números e se algo foi feito para compensar essa poluição. Em São Paulo, encontramos um consultor independente que ganhou elogios, inclusive, da própria Fifa pelo trabalho que fez.

Chegar e sair dos estádios também faz parte do jogo. Na Alemanha, os repórteres Fernanda Azzolini, Ceci Leal e Rafael Göpfert acompanharam os torcedores do Schalke até o estádio – o time de Gelsenkirchen tem uma das torcidas mais fanáticas do país. Você vai conhecer como polícia e operadora do tráfego local trabalham juntas. A arena abrigou também jogos da Copa, em 2006.

De volta ao Brasil, o Futurando analisou por que tantos projetos de mobilidade não ficaram prontos a tempo, e como os torcedores vão se deslocar até os estádios da abertura e do encerramento da Copa. A boa notícia é que a melhor alternativa, nesses dois casos, é o transporte público de alta capacidade – metrô e trem.

A edição acaba no Maracanã, que passou por mais uma grande reforma para o Mundial. Tivemos uma longa conversa com o engenheiro responsável pela obra, que contou sobre os desafios de melhorar o escoamento dos 78 mil torcedores em dia de jogo de Copa.


 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 06/06/2014 - 11:16 e atualizado em 06/06/2014 - 11:42

Últimas

O que vem por aí