Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O Futurando também está na Copa!

Equipe viaja pelo Brasil e pela Alemanha para investigar se a

Futurando

No AR em 01/06/2014 - 19:30

Desde 2012, o Futurando acompanha com atenção o lado verde da Copa do Mundo no Brasil. Foi quando a equipe do programa conversou pela primeira vez com a equipe que assumiu a tarefa de colocar a sustentabilidade em campo no planejamento do Mundial de futebol. O Brasil prometera fazer a Copa mais sustentável da história, usar o esporte como gancho para abordar as mudanças climáticas e a transição para a economia verde.

O Futurando foi checar se os estádios da Copa são sustentáveisDesde então, o caminho até a Copa 2014 foi ficando cada vez mais penoso: atrasos nos estádios, obras de infraestrutura inacabadas ou canceladas, custos polêmicos e desentendimentos com a Fifa. E o que foi feito com o planejamento sustentável? Eram tantos problemas que, na grande imprensa, pelo menos, o tema passou a inexistir.

A equipe do Futurando não perdeu o tema de vista e decidiu seguir na cobertura até que o apito inicial seja ouvido. E que esta seria uma edição difícil. Afinal, a Copa crescia em impopularidade, protestos marcavam as contradições de se arcar com os altos custos do campeonato num país carente em tantas áreas básicas, como educação e saúde. Mas o programa acredita que também seja importante investigar se tudo o que foi construído e gasto levou em consideração a casa onde todos vivemos, o planeta Terra, o meio ambiente.

Nasceram então dois programas. Nossas equipes viajaram pelo Brasil e pela Alemanha para contar essa história. Afinal, foi na Copa de 2006, na Alemanha, que a sustentabilidade entrou no planejamento do campeonato pela primeira vez.

Neste Futurando, você vai conhecer as cinco metas planejadas pelo governo brasileiro para fazer uma Copa sustentável. A mais ambiciosa de todas era abrigar os jogos em estádios com o selo de construção verde. Será que a meta foi alcançada?

Neste programa, você visita os estádios de São Paulo e Brasília. Na Alemanha, Maurício Cancilieri foi recebido no Allianz Arena, casa do Bayern, estádio que abriu a Copa do Mundo de 2006 e fez parte do plano verde batizado de Green Goal.

Em Hamburgo, Kamila Rutkosky conheceu o time de arquitetos que ajudou a planejar estádios sustentáveis no Brasil, e conta também por que é tão importante levar esse conceito para dentro das arenas esportivas.

Nós contamos com a sua companhia, com o seu senso crítico e com os seus comentários. Semana que vem você acompanha a segunda edição especial sobre sustentabilidade na Copa do Brasil.


 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 30/05/2014 - 19:05 e atualizado em 30/05/2014 - 19:05

Últimas

O que vem por aí