Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Golpe no Chile: há 50 anos país mergulhava em uma ditadura 

Repórter Brasil

No AR em 11/09/2023 - 19:00

Há exatos 50 anos, a noite da ditadura caía sobre o Chile. Em 11 de setembro de 1973, militares cercaram o Palácio de La Moneda, sede do governo. O presidente Salvador Allende, eleito três anos antes, se matou para não ter que renunciar. Começou ali uma ditadura que durou mais de 16 anos e deixou um saldo de mais de três mil mortos ou desaparecidos, além de milhares de torturados e exilados. 

O Brasil, que também vivia uma ditadura militar, participou do golpe chileno com o envio de armamentos, medicamento, dinheiro e informações. E também com a atuação do Itamaraty durante o governo Pinochet, inclusive com a perseguição a brasileiros exilados.

Assim como o Brasil, o Chile também não sabe o destino de todos os desaparecidos a ditadura. O atual presidente chileno, Gabriel Boric, criou um projeto para descobrir o que aconteceu com mais de mil vítimas que seguem desaparecidas e dar conforto às famílias, mesmo 50 anos depois do golpe. 

Quem esteve lá

Sobre os 50 anos do golpe militar no Chile, acompanhe o comentário do jornalista e escritor Eric Nepomuceno. Ele esteve no Chile naquele período. 

Leia mais 

A Agência Brasil publicou uma série de reportagens sobre os 50 anos do golpe no Chile. Para ler, clique aqui.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 11/09/2023 - 21:05

Últimas

O que vem por aí