Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Os idos de março

Darcy volta ao Brasil pouco antes do AI-5

O Brasil de Darcy Ribeiro

No AR em 22/01/2017 - 19:00

Darcy Ribeiro, num dos muitos momentos marcantes de sua vidaEm O Brasil de Darcy Ribeiro de hoje você vai ver que, nomeado para a Casa Civil, Darcy enfrenta os temas que motivaram o golpe de 1964: a reforma agrária e a regulamentação do capital estrangeiro.

"Naquela ocasião, como Chefe da Casa Civil, eu tinha acesso a todas as informações do Conselho de Segurança Nacional e do Serviço de Segurança do Exército, da Marinha e Aeronáutica, que indicavam coisas..." "... Na realidade, nós imaginávamos que o golpe seria tentado a primeiro de maio e ele foi dado um mês antes... O que eu vejo aí era um golpe para derrubar o Jango", conta Darcy, em imagens de arquivo, ao ser indagado sobre o golpe.

"Eu quis ir ao comício porque o Jango não estava passando muito bem e tinha aquele comentário de que iam explodir, que iam fazer um atentado contra aquele comício", diz a viúva do então presidente da República, João Goulart, em seu depoimento. A viúva de Jango, Maria Teresa Goulart, conta porque decidiu acompanhá-lo em seu último comícioA advogada Iracema Kemp relembra a  reunião entre Darcy e militares de alta patentes

Com o apoio da classe média após intensa campanha publicitária contra o governo, Jango é derrubado. No exílio uruguaio, Darcy produz grande parte de sua obra em busca de entender o Brasil sob a visão externa e histórica. Confinado em Montevidéu por pressão da ditadura brasileira, entusiasma-se com as manifestações de 1968 e desembarca no Brasil pouco antes do AI-5. É preso durante nove meses até conseguir partir para Caracas, seu segundo exílio.
 




Direção: Ana Maria Magalhães
Produção: Diogo Dahl

 

Tags:  Darcy Ribeiro

Criado em 07/04/2014 - 12:03 e atualizado em 19/01/2017 - 11:38

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí