Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Planeta Minas: beatificação de Nhá Chica

O Brasil tem disso

No AR em 28/07/2013 - 13:45

Neste O Brasil tem disso, o destaque é a trajetória de Francisca de Paula de Jesus, popularmente conhecida como Nhá Chica, primeira brasileira negra e analfabeta a ser beatificada. O programa vai contar que ela, já em vida, passou a ser aclamada pelo povo como a Santa de Baependi, por sua fé.

Filha e neta de escravos, Nha Chica nasceu em 1810, no povoado de Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno, um dos atuais cinco distritos de São João del-Rei, nas Minas Gerais. Ela ficou órfã aos dez anos. Mulher humilde, era fervorosa devota de Nossa Senhora da Conceição, e, a pedido da mãe, passou a vida inteira a dedicar-se à prática de caridade.

Leiga, foi chamada ainda em vida de "a mãe dos pobres" e era respeitada por todos que a procuravam, desde os mais humildes aos homens do Império. Durante 30 anos, reuniu doações para construir a capela de Nossa Senhora da Conceição, onde hoje funciona o Santuário da Conceição, na cidade mineira de Baependi.

 




Produção: Rede Minas
Programa: Planeta Minas

Criado em 06/08/2013 - 15:47 e atualizado em 06/08/2013 - 15:47

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí