Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Parque Nacional de Boa Nova e Chapada Diamantina

Um passeio pelas lindas paisagens dos biomas brasileiros

Parques do Brasil

No AR em 02/12/2020 - 15:30

Um parque onde é possível ir da Mata Atlântica até o semiárido. Uma cordilheira antiga possibilita o surgimento de ambientes únicos no meio do sertão. Neste episódio vamos para o interior da Bahia conhecer lugares extraordinários.

No primeiro bloco, o Parque Nacional e o Refúgio da Vida Silvestre de Boa Nova. Estas duas unidades foram criadas em 2010 e abrigam três ambientes distintos: a floresta atlântica, a mata de cipó e a caatinga. Lá encontramos metade das espécies de aves da Bahia, como o gravatazeiro, o caburé, a saíra-amarela, o bacurauzinho-da-caatinga, o periquito-da-caatinga, beija-flores e muitas outras. Nesta primeira parte conheceremos também a flora da caatinga, a história da onça-parda e do tatu-peba, o veado-catingueiro, a cobra-bicuda e os fantásticos lajedos.

No segundo bloco, passamos por dentro do sertão até esbarrar num paredão de pedra imponente: a Serra do Sincorá. Parte da Cordilheira do Espinhaço, apresenta no meio do sertão baiano uma incrível diversidade de ambientes como florestas, campos rupestres e até um pantanal. Nesta segunda parte do episódio conheceremos ainda os impactos do garimpo na região e histórias que começaram a 1,7 bilhões de anos, além de personagens incríveis como o beija-flor-de-gravata-vermelha, plantas endêmicas e cachoeiras espetaculares, como a da Fumaça, da Fumacinha e do Herculano. 

Confira na nossa galeria algumas das paisagens deste episódio:

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 20/08/2018 - 10:45

Últimas

O que vem por aí