Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estação Ecológica de Taiamã

Com lagoas e florestas inusitadas, a estação protege 11.555 hectares

Parques do Brasil

No AR em 20/06/2021 - 19:00

Parques do Brasil dessa semana traz os encantos da Estação Ecológica de Taiamã. Depois de nascer na Serra do Aporé, o rio Paraguai desce até uma baixada no centro do continente sul-americano. E se espalha através de braços, vazantes, corixos e corixões. Em alguns pontos, forma lagoas. Na sua beira surgem florestas inusitadas. E cria a maior planície alagada do planeta: o Pantanal. Numa ilha no meio do rio Paraguai, fica a Estação Ecológica de Taiamã. Criada em 1981, no município de Cáceres, no Mato Grosso, a estação protege uma área de 11.555 hectares.

Estação Ecológica de Taiamã
Estação Ecológica de Taiamã - Luciana Alvarenga

No primeiro bloco, apresentamos inicialmente a estação no final da estação seca, quando só é possível navegar pelos braços principais do rio Paraguai. Nesse período conhecemos alguns dos habitantes mais ilustres do Pantanal como o tuiuiú e a onça-pintada. Esta é o grande personagem do episódio e vamos narrar no decorrer dele histórias de vários encontros que tivemos com o maior felino das Américas.

trinta-réis-grande em Taiamã
Trinta-réis-grande em Taiamã - Luciana Alvarenga

No final deste bloco e no seguinte, apresentamos a estação em julho, quando a vegetação está seca, mas o nível das águas está alto. Dessa forma conheceremos lagoas paradisíacas e rios de águas escuras, como o Formoso. Veremos abobrais em pleno período de floração, cuja flor e a semente atraem animais como o bugio-preto, o sabiá-gongá e peixes, como o pacu. Neste bloco ainda vamos navegar por uma região chamada de Campo, uma área onde não é permitida a pesca e que está colada à estão. Fechando o episódio acompanhamos a revoada de centenas de gaviões-caramujeiros.

Onça-pintada em Taiamã
A onça-pintada é o maior personagem desse episódio - Foto: Luciana Alvarenga

A série Parques do Brasil é realizada através de uma parceira entre a EBC, a Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 16/06/2021 - 14:35

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí