Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Parque Nacional da Serra dos Órgãos - Parte 2

Conheça o tangará-dançador e o maior primata das Américas

Parques do Brasil

No AR em 08/08/2021 - 19:00

Depois de percorrer mais de mil quilômetros do Sul ao Sudeste do Brasil, a Serra do Mar alcança no estado do Rio de janeiro as maiores altitudes e apresenta montanhas singulares. Tal beleza somada à incrível diversidade de espécies de plantas e de animais motivou a criação em 1939 de uma das primeiras unidades de conservação do país: o Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Parque Nacional da Serra dos Órgãos Parte 2 Tangará-dançador
Tangará-dançador - Luciana Alvarenga

Continuando a partir de onde paramos no primeiro episódio sobre o parque, retomamos a expedição no terceiro dia da travessia Petrópolis-Teresópolis. Depois de conhecer o Pedra do Sino e o Campo das Antas, descemos a serra, passando por diferentes formações da Mata Atlântica. Em Teresópolis conhecemos a família das mirtáceas, com plantas que produzem frutos que atraem diversos animais. No meio dessa mata encontramos o tangará-dançador, o surucuá-de-barriga-amarela, o araçari-poca, a bromélia-imperial e uma fantástica diversidade de anfíbios. No final do bloco, subimos o Pico Cabeça de Peixe com objetivo de conhecer o muriqui-do-sul, o maior primata das Américas.

Parque Nacional da Serra dos Órgãos Família de muriquis-do-sul
Família de muriquis-do-sul - Luciana Alvarenga

No segundo bloco, seguimos por outra trilha do parque na tentativa de chegar ainda mais perto desse animal ameaçado de extinção. E acabamos por revelar um enorme deslizamento de pedra, que abriu uma cratera de mais de um quilômetro no meio da montanha. Continuando por essa trilha, conseguimos várias imagens de um grupo de muriquis, com adultos e filhotes. No mesmo caminho vimos os macacos-prego e apresentamos algumas espécies de carnívoros que habitam a unidade, como o cachorro-do-mato, o gato-maracajá e a onça-parda. Fechando o episódio, apresentamos uma história sobre o ameaçado sagui-da-serra-escuro.

Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Parque Nacional da Serra dos Órgãos - Luciana Alvarenga

A série Parques do Brasil é realizada através de uma parceria entre a EBC, a Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio.

Equipe técnica:

Direção: Carlos Sanches

Imagens: Carlos Sanches & Luciana Alvarenga

Imagens aéreas: Luciana Alvarenga

Roteiro: Carlos Sanches & Stephania de Azevedo

Narração: Sidney Ferreira

Edição e Finalização: Mauro Fernandes

Trilha musical: Flavia Tygel

Sonorização: Maurício Azevedo

Videografismo: Marco Bravo & Sergio Pranzl

Color Grading: Glauco Guigon

Coordenação do Projeto: Carlos Sanches (EBC), Luciana Alvarenga (COC/FIOCRUZ) e Marcia Muchagata (ICMBio).

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 05/08/2021 - 16:45

Últimas

O que vem por aí