Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Partituras apresenta especial em homenagem a Carlos Gomes

Maior compositor de ópera do país morreu em setembro de 1896

Para lembrar os 125 anos de morte do compositor Carlos Gomes, o Partituras exibe neste domingo (19) um programa especial com performances que homenageiam um dos patronos da música e da cultura brasileira. A atração vai ao ar às 22h30, na TV Brasil. 

Durante o tributo, o Partituras mostra uma compilação de apresentações de conjuntos como Quarteto Atlântico e Art Metal Quinteto, além de outros importantes nomes da música de câmara do país. Um dos destaques é a interpretação do Quarteto Carlos Gomes de uma composição de Alberto Nepomuceno, outro grande nome da música nacional, contemporâneo do homenageado.

No repertório exibido ao longo desta edição especial do programa estão: "Sonata para Cordas" (Carlos Gomes), executada pelo Quarteto Atlântico; "Polca" (Carlos Gomes), pelo Art Metal Quinteto; "Valsa Brilhante" (Carlos Gomes e Francisca Gonzaga), pelo Trio D'Ambrosio; "Air para Clarinete e Piano" (Carlos Gomes), interpretada por Maria Teresa Madeira e José Botelho; "Quem Sabe?" (Carlos Gomes, versos de Dr. F. L. Bittencourt Sampaio), por Luiz Senise e Veruschka Mainhardt; "Conselhos" (Carlos Gomes, versos de Dr. Velho Experiente), por Luiz Senise e Ricardo Tuttmann; "Sonata em Ré" (Carlos Gomes), interpretada pela Camerata Jovem do Rio de Janeiro; e "Quarteto n° 02 em Sol Menor"  - I. Allegro Con Fuoco // II. Andante Espressivo // III. Scherzo // IV. Allegro Con Fuoco (Alberto Nepomuceno), pelo Quarteto Carlos Gomes.  

Um gênio musical

Nascido em 1836 em Campinas, São Paulo, Antônio Carlos Gomes foi o mais importante compositor de ópera do Brasil. Estudou música com o pai, depois no Conservatório do Rio de Janeiro, até que ganhou uma bolsa de estudos em Milão, na Itália.

Destacou-se pelo estilo romântico, com o qual obteve carreira de destaque na Europa. Foi o primeiro compositor brasileiro a ter suas obras apresentadas no renomado Teatro alla Scala, em Milão.

Carlos Gomes é autor da ópera "O Guarani", inspirada no romance do escritor José de Alencar. A abertura da obra é usada como vinheta do programa de rádio "A Voz do Brasil".

"Colombo'', seu último trabalho, foi encenado em 1892 no Teatro Lírico do Rio de Janeiro. Cercado por autoridades e amigos, Carlos Gomes morreu aos 60 anos, em Belém do Pará, no dia 16 de setembro de 1896.

Sobre o Partituras

Há mais de sete anos no ar, o programa Partituras busca democratizar o acesso à chamada grande música com espetáculos semanais de 52 minutos na televisão aberta. A produção da TV Brasil mostra concertos registrados em parceria com instituições como a OSB, UFRJ, UFF, OPES, Sala Cecília Meireles, BNDES e Theatro Municipal.

Além das grandes apresentações, o Partituras ainda traz entrevistas com os artistas convidados. A ideia é aprofundar e enriquecer a experiência do telespectador que pode conhecer a trajetória dos músicos e descobrir curiosidades sobre as obras executadas.

Os espetáculos exibidos pela emissora pública no programa Partituras podem ser conferidos semanalmente no site tvbrasil.ebc.com.br/partituras e no aplicativo TV Brasil Play, disponível nas versões Android e iOS, e também por meio do endereço play.ebc.com.br. O Partituras ainda tem uma versão radiofônica que vai ao ar pela Rádio MEC FM Rio 99,3 MHz.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site play.ebc.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Serviço

Partituras – domingo, dia 19/09, às 22h30, na TV Brasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 17/09/2021 - 14:30 e atualizado em 17/09/2021 - 14:30

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí