Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mar aberto

A sobrevivência da vida no ambiente mais desafiador do oceano

Planeta Azul

No AR em 11/05/2016 - 01:00

O Planeta Azul é uma série da BBCO terceiro episódio da série mostra o mar aberto e as faixas de azul infinito em todas as direções até o fundo do oceano. Com um habitat de dimensões tão grandes e tão poucos suprimentos, parece inconcebível que a vida possa existir. Esta edição do programa explora o ambiente mais desafiador do oceano.

A ilha mais próxima encontra-se a 500 quilômetros. Não há nada a salvo do escaldante sol ou do abismo negro. Para formar um abrigo sob a superfície flutuante, os peixes meia-lua pegam parasitas dos bizarros peixe-roda de três metros. As tartarugas marinhas fazem uma pausa para mordiscar partículas de um tronco e enormes bandos de sardinhas, olhetes e cangulos acabam formando muitos abrigos subaquáticos para suas imensas famílias.

O programa retrata a luta pela sobrevivência. Os predadores nem sempre procuram as mesmas áreas todos os anos. As condições do oceano se transformam diariamente. Portanto, o local de caça de um ano pode não ser o mesmo nos anos seguintes. Na costa do México, um marim-listrado procura uma presa adequada. Ele sente o cheiro de um cardume de sardinhas que nada para o norte. Após percorrer 20 quilômetros, localiza o cardume que assume a forma de uma bola em uma postura defensiva.

Mas não é só de comida que uma espécie sobrevive. Outro ponto importante para a sobrevivência é a reprodução. Na última sequência do capítulo a equipe vai até à costa mediterrânea da Espanha. Centenas de baleias-piloto escolhem a área para o acasalamento. Inteligentes e com grande reserva de energia, as baleias deixam de caçar para competir socialmente. Elas lutam entre si, o que garante a reprodução somente para os indivíduos mais fortes, assegurando a evolução dessa espécie.

Produção BBC Worldwide

 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 05/06/2011 - 22:12 e atualizado em 09/05/2016 - 11:09

Últimas

O que vem por aí