O programa Planeta Azul, produzido pela BBC, vai revelar as profundezas do oceano. Um lugar aonde existem cadeias de montanhas, noite perpétua, frio e pressão extrema, além das mais estranhas formas de vida encontradas no planeta.
De todo o oceano, os locais mais profundos são os menos conhecidos. Apesar de 60% da superfície terrestre estarem cobertos por mares com mais 1,6 km de profundidade, somente algumas criaturas marítimas conseguem mergulhar tão fundo. Nos mares mais translúcidos, a luz penetra até à profundidade de 1km. O Planeta Azul analisa a evolução de peixes que vivem nesta região de crepúsculo e se tornaram transparentes para sobreviver.
A tela da TV Brasil vai mostrar o ecossistema encontrado abaixo de mil metros de profundidade onde começa a zona escura. Nessa área existem apenas animais que tiveram que se adaptar. A exemplo do peixe-diabo que possui um órgão para farejar sua parceira. Encontrar comida é outro desafio. Predadores se tornam armadilhas imóveis à espera de suas presas.
O programa também exibe as planícies abissais, encontradas abaixo dos 4 mil metros. Há pouco mais de 20 anos, os cientistas descobriram um ecossistema completo que vive da energia produzida por chaminés de origem vulcânica. Outra descoberta mais recente, cerca de dez anos atrás no Golfo do México, foram as infiltrações de hidrato de metano. Rachaduras no fundo do mar desprendem o gás que se congela ao entrar em contato com a água.
Produção BBC Worldwide
Horário: quarta, 23h
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.