Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A Hora Mágica

Longa retrata a relação entre o mundo real e o mundo recriado pelo

Programa de Cinema

No AR em 18/03/2012 - 01:30

Programa de Cinema - A Hora Mágica

Existe um momento do dia, logo após o pôr-do-sol, em que a luz solar ainda não desapareceu de todo e o negativo cinematográfico ainda tem sensibilidade suficiente para captar as imagens e que é usado para filmar de dia, com luz natural, criando um efeito noturno. Este momento, muito curto do dia, é chamado em cinema pelo apelido técnico de "hora mágica". É a magia desse instante misterioso e fugaz que o filme pretende exprimir através de uma estória que pesquisa os limites da imaginação e da realidade, da verdade e da ilusão.

Assim o cineasta Guilherme de Almeida Prado explica o fio condutor da ação do longa que o Programa de Cinema exibe neste sábado (17), às 22h30. O filme é inspirado no conto Cambio de Luces, de Júlio Cortázar. Sua ação é centrada numa emissora de rádio que começa a se transformar para ser também uma emissora de televisão. O personagem Tito Balcárcel acredita que pode mudar a realidade modificando a luz que incide sobre ela.

Em 1950, a Rádio Brasil recebia artistas para interpretar a radionovela Um Assassino Está Entre Nós. Tito Balcárcel dá voz às peripécias do galã em filmes de gêneros variados ao lado da estrela Lyla Van, e interpreta o mordomo Matias. Tito vive às voltas com suas fantasias folhetinescas até apaixonar-se por Lúcia. Jovem ambiciosa, indiretamente envolvida num crime, ela colocará o romântico Tito no centro de uma teia rodeada de pequenos mistérios.

A relação entre o mundo real e o mundo recriado pelo cinema está presente também em A Dama do Cine Shanghai, outro filme de Guilherme de Almeida Prado. Essa mesma fórmula é aplicada pelo diretor em A Hora Mágica. Nos dois longas, Almeida Prado propõe ao espectador analisar, através da linguagem do cinema, os valores de duas diferentes linguagens de veículos de comunicação de massas: o rádio e a televisão. Reprise. 103 min.

Ano: 1998. Gênero: Drama. De Guilherme de Almeida Prado, com Raul Gazolla, Júlia Lemmertz, Maitê Proença, Tânia Alves, José Lewgoy, John Herbert e outros.

Não recomendado para menores de 12 anos

Horário: 22h30

 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 18/03/2012 - 02:30 e atualizado em 18/03/2012 - 02:30

Últimas

O que vem por aí