Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O Homem que virou suco

Filme mostra a exploração da mão-de-obra nordestina na cidade de São

Programa de Cinema

No AR em 15/04/2012 - 01:30

Do diretor João Batista de Andrade, o drama O Homem que virou suco aborda a resistência de um poeta popular diante de uma sociedade opressora que esmaga o homem no seu dia-a-dia, eliminando suas raízes.

Deraldo, poeta popular do Nordeste, chega à capital de São Paulo sobrevivendo apenas de suas poesias e folhetos. Tudo vai muito bem até ele ser confundido com um operário de multinacional que matou o patrão em uma festa onde recebeu o título de operário símbolo. Deraldo, então, passa a ser perseguido pela polícia e perde sua identidade e sua cidadania. Obrigado a trabalhar, ele refaz a trajetória de um migrante na grande metrópole: a construção civil, os serviços domésticos, o metrô, a humilhação e a violência.

Arrasado, o poeta só vê uma saída: encontrar o verdadeiro assassino e escrever a história do operário que matou o patrão. Essa busca revela um outro lado da operação. O poeta completa sua visão crítica, irônica e demolidora sobre o esmagamento do homem na sociedade industrial. E acaba por escrever o folheto que dá o título de “O Homem Que Virou Suco”.

O longa foi premiado como Melhor Filme no Festival Internacional de Moscou; Melhor Ator (José Dumont) no Festival de Nevers (França); Prêmio da Crítica no Festival Internacional de Huelva (Espanha); Prêmio Mérito Humanitário – Juventude Soviética – Moscou; Melhor Roteiro, Melhor Ator (José Dumont), Melhor Ator Coadjuvante (Denoy de Oliveira) no Festival de Gramado; Melhor Roteiro, Melhor Ator (José Dumont) no Festival de Brasília; Prêmio São Saruê da Federação dos Cineclubes do Rio de Janeiro; e Prêmio Qualidade (Brasil) no Concine. Reprise. 95 min.

Título original: O Homem que virou suco. Ano: 1981. Gênero: Drama. De João Batista de Andrade, com José Dumont, Célia Maracajá, Denoy de Oliveira, Ruth Escobar, Barros Freire, Rafael de Carvalho, Renato Master, Ruthnéia de Moraes.

Não recomendado para menores de 16 anos.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 03/04/2012 - 10:33 e atualizado em 03/04/2012 - 21:29

Últimas

O que vem por aí