Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cosme e Damião

Grupo Fala Tambor faz festa para os gêmeos com caruru e samba

Rede Jovem de Cidadania

No AR em 14/04/2014 - 20:30

Rede Jovem de CidadaniaEste programa da Rede Jovem de Cidadania foi proposto pela Associação Movimento Cultural Fala Tambor, criada no ano de 2000 na cidade de Belo Horizonte. O grupo é o primeiro movimento cultural tombado como bem cultural imaterial afro-brasileiro da cidade, no “Inventário Tradições Brasileiras”, realizado pela Fundação Municipal de Cultura.

A Associação procura preservar, divulgar, reverenciar e difundir a cultura afro-brasileira, principalmente em suas manifestações na música e dança.

Todos os anos o Grupo realiza o Caruru Samba, evento cultural que celebra a data comemorativa dos irmãos Mambassa, conhecidos, no sincretismo religioso, como os gêmeos Cosme e Damião.

Nesse evento é servido o Caruru, prato típico baiano, mas de origem e tempero africanos. É um prato à base de quiabo, camarão seco e azeite de dendê. Conta-se que era preparado nas senzalas brasileiras, na época da escravidão, e hoje é usado nos terreiros de candomblé como oferenda para os orixás.

A Rede Jovem de Cidadania participa desse evento na Escola Municipal São Rafael e procura dar visibilidade, a partir dessa intervenção cultural, para a rica cultura afro-brasileira.





Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 28/11/2011 - 23:30 e atualizado em 10/09/2013 - 15:41

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí