Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Medida provisória é publicada para enfrentamento da crise hídrica

Repórter Brasil Tarde

No AR em 29/06/2021 - 14:30

Por causa da seca aqui no Brasil, a energia elétrica vai ficar mais cara a partir do mês que vem. A possibilidade de uma crise hídrica preocupa o governo federal. Uma medida provisória foi publicada para enfrentamento da situação e para garantir o fornecimento de energia elétrica.

Essa medida provisória permite a adoção de medidas excepcionais e temporárias para otimização do uso dos recursos hidroenergéticos no enfrentamento da escassez de água e garantir o fornecimento de energia elétrica no país.

A medida ainda institui a Câmara de regras excepcionais para gestão hidroenergética, composta pelo ministros de Minas e Energia e outros ministérios, como da economia e da infraestrutura, entre outros. Desde 2020, segundo o Ministério de Minas e Energia, o Brasil passa por um cenário de escassez de chuvas. Isso reflete nos baixos armazenamentos dos reservatórios das usinas hidrelétricas.

De setembro a maio deste ano, a vazão de água que chega às hidrelétricas, registrou o pior índice desde 1931. Além disso, de acordo com o Ministério, não há perspectiva de volumes significativos de chuvas para os próximos meses.

Diante desse cenário, foi emitido um alerta de emergência hídrica para a região da Bacia do Paraná, que responde por mais de 50% da capacidade de armazenamento de água para geração hidrelétrica e abrange os estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná́. Em pronunciamento, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, falou sobre um programa voluntário para as empresas regularem o consumo de energia.

 

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 29/06/2021 - 16:40

Últimas

O que vem por aí