Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mais de 200 barragens apresentam problemas de segurança

Repórter Brasil Tarde

No AR em 28/06/2024 - 12:45

De acordo com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, a ANA, 229 barragens em todo o Brasil requerem um olhar mais atento em questão de segurança. 

Isso significa que elas têm um potencial de dano alto ou médio, além de indícios de problemas estruturais.

Das 229 barragens que demandam mais atenção, 44% já registraram algum tipo de problema. Só no ano passado, foram reportados 50 acidentes ou incidentes nesse tipo de estrutura, como destruição de pontes de madeira, interdição de vias públicas, isolamento de pessoas e danos estruturais. Felizmente, nenhuma pessoa morreu. Em 92% dos casos, chuvas intensas estão relacionadas às ocorrências. 

Em 44 dessas barragens, foram identificadas dificuldades técnicas ou financeiras da empresa responsável para garantir a segurança das estruturas. 

O levantamento da Agência Nacional de Águas, feito em 2023, mostra que o Brasil tem quase 26 mil barragens, um aumento de 8% em relação ao ano anterior. Elas podem servir para irrigação, abastecimento humano, contenção de rejeitos de mineração, hidrelétricas, entre outros. 

A pesquisa traz um dado preocupante. Dos 32 órgãos fiscalizadores de barragens, 28 têm quantidade de técnicos menor do que o recomendado. 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 28/06/2024 - 16:35

Últimas

O que vem por aí