Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Opas emite alerta para alto risco de epidemia de febre oropouche

Repórter Brasil Tarde

No AR em 05/08/2024 - 12:45

A Organização Panamericana de Saúde (Opas) emitiu um alerta para alto risco de uma epidemia de febre oropouche nas Américas. Os motivos que levaram à medida são as recentes mudanças altamente preocupantes nas características clínicas e epidemiológicas da doença, incluindo o registro de casos fora das regiões endêmicas. No alerta, a Opas pede que os países reforcem as medidas de prevenção, de vigilância e também de diagnóstico do vírus.

No Brasil, já são mais de sete mil casos da febre oropouche, em 21 estados. Na semana passada o Ministério da Saúde confirmou a primeira morte de um feto pela doença. A transmissão se deu a partir da mãe e o caso aconteceu em Pernambuco. A pasta investiga ainda outros nove casos de transmissão vertical, ou seja, da mãe para o feto. 

A febre oropouche é uma doença causada pelo vírus de mesmo nome. Em geral, essa transmissão se dá por meio da picada de um mosquito conhecido popularmente por maruim. A recomendação do Ministério da Saúde é manter os quintais limpos, evitando acúmulo de folhas e também de lixo orgânico e o uso de roupas compridas e de sapatos fechados, onde há muita concentração dos insetos. 
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 05/08/2024 - 15:05

Últimas

O que vem por aí