Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Eclipse parcial e superlua marcaram céu da terça-feira 

Repórter Brasil Tarde

No AR em 18/09/2024 - 12:45

A lua, o sol e a terra estiveram alinhados entre a noite desta terça-feira (17) e o início da madrugada de quarta (18). Os cientistas chamam esse fenômeno de eclipse lunar parcial. Ele pôde ser visto em todo o continente americano, na Europa e na Ásia. Aqui no Brasil, o evento foi transmitido, ao vivo, pelo Observatório Nacional. Desta vez, o eclipse teve um toque pra lá de especial: era noite de superlua.  

O eclipse começou às 21h30. Era o início de um momento de rara beleza. No céu, uma superlua: fenômeno que só acontece quando a lua cheia chega ao ponto mais próximo da Terra e expõe-se imensa... Um disco de prata a cortar o céu.  

O eclipse lunar ocorre quando o nosso planeta se posiciona entre o sol e a lua cheia. Neste momento, a luz solar passa pela terra... E forma-se uma sombra que encobre um pedaço da superfície da lua. Assim, a terra diminui a luminosidade do sol sobre a lua e dá origem ao eclipse. 

Além desses dois eventos, houve uma terceira ocorrência nesta última noite: Saturno, o planeta envolto em anéis de gelo, brilhava próximo à nossa lua - um fenômeno que os cientistas chamam de conjunção astronômica. Essa conjunção acontece quando dois corpos celestes compartilham o mesmo alinhamento. 

Olhemos então para os céus e aguardemos pelo próximo eclipse: ele é esperado para a noite em dois outubro.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Tags:  eclipse Superlua

Criado em 18/09/2024 - 15:15

Últimas

O que vem por aí