Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Praia de Ponta Negra é interditada após nova baixa do rio Negro 

Repórter Brasil Tarde

No AR em 17/09/2024 - 12:45

A praia da Ponta Negra, um dos principais pontos turísticos de Manaus, a partir desta terça-feira (17), está interditada para banhistas. A medida foi tomada após o nível do Rio Negro recuar e atingir a cota mínima de segurança estabelecida em 16 metros. De acordo com a medição feita pelo Porto de Manaus, hoje o Rio Negro atingiu a marca de 15,77 metros na capital amazonense. 

Em 2018, a praia da Ponta Negra passou por um aterro que aumentou artificialmente a extensão de areia, e com a seca do Rio Negro ocorre a aproximação entre o fim do aterro e o leito natural do rio, que geralmente apresenta buracos e desníveis muito grandes e que podem levar ao afogamento de banhistas. 

A prefeitura informou que o monitoramento das condições vem sendo feito há mais de 15 dias, com a solicitação de laudos dos Serviços Geológicos do Brasil e do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas. Um dos laudos técnicos apresentados indica que o mergulho fica perigoso na Ponta Negra quando o

Rio Negro fica abaixo dos 16 metros. Esta medida é recomendada a partir de um Termo de Ajustamento de Conduta assinado em 2013, que prevê a interdição por questões de segurança justamente quando o nível do rio atinge essa marca. 

Algumas placas de aviso já foram instaladas na orla, mas o trecho de areia e o calçadão seguem com acesso livre para a prática de atividades físicas.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 17/09/2024 - 15:15

Últimas

O que vem por aí