Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Auditoria de Pesca aponta fragilidades e soluções para o setor

Repórter Brasil

No AR em 23/08/2024 - 19:00

Com um litoral de cerca de 8.500 quilômetros, o Brasil é privilegiado quando o assunto é pesca. No entanto, uma radiografia do setor feita pela organização não governamental Oceana, com dados referentes a 2023, mostra que o país precisa de mais informações, investimento e políticas públicas para alavancar o mercado pesqueiro e a proteção das espécies marinhas.

O estudo mostra ainda que, das 70 espécies com dados suficientes e adequados, 66% são capturadas em volumes superiores à capacidade natural de reprodução das espécies.

Os recursos para o setor também geram um gargalo. Para se ter ideia, em 2023, o Ministério da Pesca e Aquicultura recebeu o 4º menor orçamento dentre todos os ministérios. Em 2024, houve um crescimento no valor destinado à pesca, no entanto, o montante para ações como o registro, monitoramento e pesquisa da pesca, será reduzido a menos de 10% do orçamento total da pasta.

O Brasil tem 1,2 milhão de pescadores registrados. Desses, quase metade são mulheres (49%) - que lutam diariamente para que haja mudanças na legislação que valorizem o trabalho feminino no setor.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 23/08/2024 - 21:00

Últimas

O que vem por aí