Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fogo já consumiu mais de 10% do território brasileiro em 2024

Repórter Brasil

No AR em 12/09/2024 - 19:00

Mais de 11 milhões de hectares do território brasileiro já foram atingidos pelos incêndios esse ano. Os dados são do Monitor do Fogo, do MapBiomas. Essas regiões atingidas pelas queimadas este ano representam mais de 10% de todo o território brasileiro. E metade da área afetada foi consumida pelo fogo apenas no mês de agosto. 

O fogo se alastrou principalmente em áreas de vegetação nativa, que representam 70% de tudo o que foi queimado. Os estados mais atingidos foram Mato Grosso, Roraima e Pará, que representam mais da metade da área queimada. Os três estados fazem parte da Amazônia, logo esse foi o bioma mais afetado até agora. 

O Pantanal teve um crescimento proporcional significativo em áreas queimadas este ano. Foi mais de um milhão de hectares alcançados, um aumento de 249% na região incendiada, em comparação à média dos últimos cinco anos.

Pantanal 

Setembro é um mês em que as condições atmosféricas já são historicamente propícias para incêndios no Pantanal. E a situação neste ano ainda é mais preocupante. Incêndios em países vizinhos, como Bolívia e Paraguai, podem atravessar a fronteira. E mesmo a chuva prevista para este fim de semana não deve mudar o cenário de temperaturas acima da média e umidade baixa.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de 1º de janeiro a 10 de setembro, a região já registrou 7.129 queimadas. Quando comparado com o ano passado, o crescimento é de mais de 2.000%. E em relação a 2020, pior temporada da história, o aumento é de 41,5%.

Em relação às pessoas que moram na região pantaneira, a Defesa Civil tem atuado em uma missão humanitária. Uma nova fase de atendimento começa no próximo domingo, dia 15, e deve chegar a mais de 400 famílias. Além de levar comida e água, a ação conta com a ajuda de médicos voluntários. 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 12/09/2024 - 20:40

Últimas

O que vem por aí