Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Operação resgata 593 pessoas de situações análogas à escravidão

Repórter Brasil

No AR em 29/08/2024 - 19:00

Uma clínica para dependentes químicos explorava os pacientes internados como “parte do processo de reabilitação”, em Pernambuco. Uma senhora de 94 anos foi resgatada numa casa de família em Mato Grosso, onde trabalhou por 64 anos em serviços domésticos sem remuneração, sendo considerada, entre aspas, "uma pessoa da família". 

“’É a pessoa da família’ para arrumar a casa, lavar os pratos, lavar o banheiro, fazer o almoço; mas, na hora de viajar para o exterior ou ir a um casamento, ela não é convidada”, destaca Fábio Leal Cardosos, do Conselho Superior do Ministério Público do Trabalho. 

Esses são alguns dos casos revelados nesta quinta-feira (29) pela força-tarefa de combate ao trabalho escravo contemporâneo, que, durante julho e agosto, conseguiu resgatar 593 trabalhadores em situações degradantes, inclusive crianças e adolescentes. As verbas rescisórias cobradas até o momento já somam quase R$ 20 milhões 

“Nós entramos nos estabelecimentos e verificamos ali o conjunto de como estão as relações de trabalho e as condições ambientais. Parte do que pode compor o trabalho escravo tem a ver com condições degradantes de trabalho que podem se materializar nas condições de saúde e segurança. Há um conjunto de violações que tem a ver, eventualmente, com a falta de acesso à água potável, falta de alojamento, falta de instalações sanitárias, de locai para preparo de refeições, comida podre para os trabalhadores”, descreve André Roston, coordenador de Fiscalização de Trabalho Escavo do MTE. 

O estado com mais casos foi Minas Gerais, com 292 trabalhadores resgatados, seguido de São Paulo, com 142; Pernambuco, com 41; e o Distrito Federal, com 29.

Denuncie

Muitas vezes, a vítima não tem formas de denunciar a situação de trabalho degradante e também, em muitas delas, ela não sabe e não entende que está nessa situação. Então, a gente reforça aqui que qualquer pessoa pode fazer uma denúncia pelo Disque 100. A ligação é gratuita, funciona todos os dias da semana e é 24 horas.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 29/08/2024 - 20:15

Últimas

O que vem por aí