Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Segurança Pública: projeto quer armar guarda municipal no Rio

Repórter Brasil

No AR em 06/08/2024 - 19:00

O Rio de Janeiro pode ser a próxima capital do país a contar com guardas municipais armados. Um projeto que está para ser votado na Câmara permite o uso de armas de fogo no patrulhamento preventivo urbano, como já existe em muitas cidades brasileiras. A medida divide opiniões.  

A possibilidade de armar a guarda municipal carioca é discutida na Câmara dos Vereadores desde 2018. Um dos autores da matéria é o ex-vereador e atual deputado federal Jones Moura, que é guarda municipal. 

O assunto divide opiniões. Os defensores da proposta acreditam que as guardas municipais armadas trazem mais segurança para a população. Quem é contra afirma, entre outros pontos, que ainda não está comprovado que esse armamento dos agentes diminui a violência. 

Para essa defensora pública é precoce armar a guarda sem discutir também outros pontos importantes, como o papel da instituição, os recursos para compra das armas e os protocolos que os agentes devem seguir. 

O especialista em segurança pública Ubiratan Ângelo, ex-comandante da polícia militar do estado, acredita que não há vantagem em se armar a guarda municipal.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 06/08/2024 - 23:10

Últimas

O que vem por aí