Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ação policial coloca fim a ocupação de estudantes na Uerj  

Repórter Brasil

No AR em 20/09/2024 - 19:00

A Polícia Militar pôs fim, nesta sexta-feira (20) a uma ocupação de estudantes em prédios da Uerj, no Rio de Janeiro. Os policiais militares entraram na universidade no começo da tarde, numa ação que foi autorizada por uma juíza do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Eles usaram bombas de efeito moral e até um helicóptero foi acionado. 

Alguns estudantes revidaram. Três universitários foram detidos e uma jovem chegou a ser algemada. O deputado federal Glauber Braga, que defendia os estudantes no momento, também foi detido. Em nota, ele afirmou que a detenção é ilegal, porque um deputado federal só pode ser detido em flagrante por crime inafiançável. 

Também em nota, a reitora da Uerj, Gulnar Azevedo, disse que lamenta que a situação tenha chegado a esse ponto e alega que houve intransigência por parte de alguns grupos mais extremistas. 

Os alunos ocupavam a universidade em protesto contra os novos critérios para a concessão da bolsa de apoio aos mais pobres. As novas regras, segundo a própria Uerj, excluem mais de mil estudantes, que deixam de se enquadrar nas exigências para recebimento de bolsas. Os alunos dizem que esse número é ainda maior. 

Uma audiência na Justiça foi marcada para o dia 2 de outubro para discutir o tema.  

Segundo a assessoria do deputado Glauber Braga, até o início da noite ele ainda permanecia detido. Nós não obtivemos resposta da polícia sobre os estudantes.  

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 20/09/2024 - 20:40

Últimas

O que vem por aí