Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TBT: projeto de Lúcio Costa vence concurso do Plano Piloto em1957

Repórter DF

No AR em 16/03/2023 - 12:00

Quinta-feira, dia de TBT. E que hoje te lembra que, há 66 anos, em 16 de março de 1957, Lúcio Costa era anunciado vencedor do Concurso Nacional do Plano Piloto da Nova Capital do Brasil. Segundo o edital, a cidade precisava ser projetada para 500 mil habitantes, já que naquela época eles nem imaginariam que Brasília chegaria aos 3 milhões de moradores

O concurso teve 62 concorrentes que apresentaram 26 propostas. A maioria dos projetos foi feita em grupo ou por arquitetos ligados a construtoras. Lúcio Costa se inscreveu sozinho e quase não participou, entregou a proposta em cima da hora. Ao contrário de muitos concorrentes, o plano do arquiteto foi apresentado em folhas A4 datilografadas e em croquis feitos à mão. Mas atendeu a todos os requisitos do edital. 

O projeto de Lúcio Costa, de número 22, foi escolhido por um júri composto por nomes como Oscar Niemeyer e Israel Pinheiro. E foi elogiado por ter o espírito do século 20: ser novo, livre e aberto. 

Uma curiosidade desse processo todo: o termo Plano Piloto não foi criação de Lúcio Costa. O nome foi citado pelo arquiteto franco-suíço Le Corbusier numa carta ao marechal José Pessoa sobre a elaboração do seu "plan pilote" - termo em francês para plano piloto - para a capital brasileira, isso em 1955. O termo foi incorporado ao edital e tornou-se conhecido como a área definitivamente destinada à nova capital.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 16/03/2023 - 15:55

Últimas

O que vem por aí