Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Câncer de mama e Outubro Rosa em debate

Historiadora Mary del Priore lança livro sobre mulheres de destaque

Sem Censura

No AR em 22/10/2020 - 14:00

Vamos falar de saúde da mulher no Sem Censura desta quinta (22). O consultor médico da Fundação do Câncer, o epidemiologista Alfredo Scaff defende a retomada da realização das mamografias, em queda desde o começo da pandemia. No programa, a jornalista e apresentadora Katy Navarro ainda conversa com a historiadora Mary del Priore sobre seu mais recente livro, que narra a trajetória de grandes personalidades femininas do Brasil.

Alfredo Scaff defende o diagnóstico precoce para o tratamento eficaz do câncer de mama, enquanto o Instituto Nacional do Câncer (INCA) avaliou que as mulheres que não foram aos médicos durante o isolamento social agiram de forma correta. 

Campanha Agosto Dourado: mães com covid-19 devem continuar amamentando
Amamentar ajuda a reduzir as chances de câncer de mama - Fernando Frazão - Agência Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) orientou que se a mulher é assintomática, sem qualquer sinal da doença, o fato de ela adiar um exame de detecção precoce, no caso o câncer de mama, não tem grandes impactos na vida dela. A orientação da OMS é destinada àquelas mulheres entre 50 anos e 69 anos de idade, faixa em que é preciso redobrar a atenção. Participa da conversa a TV Universitária de Roraima, emissora parceira da TV Brasil.

Ainda no Sem Censura, Katy Navarro conversa com a historiadora Mary del Priore sobre o recém-lançado "Sobreviventes e guerreiras". O livro narra histórias de resistência feminina ao longo de cinco séculos, desde as indígenas e afrodescendentes na época do Brasil colônia até as feministas contemporâneas, passando por ícones do rádio, cinema e TV.

De acordo com del Priore, a sociedade reproduz três modelos básicos de patriarcalismo: o europeu, o africano e o dos povos originários. A escritora debate também de que modo o patriarcado é prejudicial para a figura masculina.

Confira ainda nesta edição todas as informações atualizadas ao vivo sobre a  pandemia com jornalistas do Rio de Janeiro, de Brasília e de São Paulo.

Visite o médico. O autoexame só identifica o câncer em estágio avançado
Visite o médico. O autoexame só identifica o câncer em estágio avançado - Reprodução/Fundação do Câncer

Você pode participar usando #semcensura no Twitter. A sua mensagem pode ser lida ao vivo.

 

Criado em 22/10/2020 - 10:30

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí