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Publicidade e Amamentação

Ver TV debate as restrições impostas à publicidade de produtos que

Ver TV

No AR em 07/01/2016 - 03:58

Lalo Leal comanda o Ver TVA TV brasileira - ao contrário do que aconteceu na Europa - surgiu e se consolidou como um empreendimento comercial. Vive da propaganda exibida fora e dentro dos programas, o chamado merchandising. E há anúncios para todas as faixas etárias, nem os bebês escapam desse bombardeio. A televisão vende fraldas, mamadeiras, chupetas, leite industrializado. Agora, alguns limites começam a ser impostos a esse tipo de propaganda, tema do Ver TV desta semana, que recebe:

O promotor de justiça da comarca de São Caetano do Sul, no estado de São Paulo, Newton Dantas. Ele é integrante da Rede Internacional de Defesa do Aleitamento Materno e autor do livro "Aspectos constitucionais do aleitamento materno: saúde da criança e liberdade econômica”. “A gente tem que começar primeiro com políticas públicas, no sentido de esclarecer a mãe no pré-natal, de como conduzir o aleitamento materno, como vencer essa barreira da publicidade, pra mãe ser um consumidor educado e depois contar com o apoio da mídia de forma geral”, comenta o promotor.

A jornalista e editora do blog Mães do Peito, que traz informações sobre maternidade, Giovanna Balogh, também está no programa. “Esse assunto foi muito comemorado pelas mulheres, pelas mães que amamentam, porque hoje em dia, infelizmente, as mulheres não são encorajadas a amamentar” comenta ela.

A dentista e representante da Aliança da Infância, instituição que luta pelo respeito à essência da criança, Alexandre Rabboni, que comenta: “Na verdade a gente tá aqui discutindo a publicidade ou não, se der um passo pra trás a gente deveria discutir a existência ou não desses produtos, porque de fato não faz sentido algum”.

A professora da Faculdade de Administração da FAAP, de São Paulo, Luciene Vasconcelos, falando sobre os cuidados que devem ser observados na propaganda de produtos para bebês.

Existem argumentos importantes justificando a regulação da propaganda de produtos para bebês nos meios de comunicação. A presidente do comitê de aleitamento materno da Sociedade Paulista de Pediatria, Marisa Aprile, destaca alguns desses argumentos.

Se a propaganda de produtos para bebês pode ser prejudicial à saúde, por outro lado a propaganda do aleitamento materno é muito positiva, como explica para o Ver TV a jornalista Mariana Kotscho, apresentadora do programa Papo de Mãe, da TV Brasil.

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Pediatra defende regulação da publicidade de produtos que interferem na amamentação
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Apresentação: Lalo Leal
Direção: Aline Penna
Produção: Patrícia Lima e Vitor Chambon
Roteiro: Renato Fanti
Edição: Mariana Velozo
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 29/12/2015 - 17:22 e atualizado em 07/01/2016 - 12:16

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