Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Percussão – 10 anos

A força da percussão na música de concerto do século XX

A Grande Música

No AR em 22/09/2013 - 07:30

A Grande Música - paraguassu

A Grande Música reapresenta episódio dedicado à percussão, uma das possibilidades expressivas que mais se desenvolveu na música de concerto do século XX. Alguns dos Instrumentos de membranas, madeiras, metais, com sons determinados e indeterminados, oferecem sonoridades e recursos importantes.

O percussionista Daniel Serale foi um dos convidados especiais do programa, transmitido ao vivo do Estúdio Sinfonico da Rádio MEC pelos três anos da série Concerto das Américas:

J. Rodríguez - La Espalda del Pangolin - Daniel Serale, marimba.

Um festival em Rio das Ostras trouxe o Grupo de Percussão da Unicamp (GRUPU). O conjunto tem obras originais em seu repertório, de compositores que dominam a escrita para as variadas fontes sonoras:

N. Rosauro - Concerto para tímpanos e orquestra - Grupo de Percussão da Unicamp - GRUPU.

A percussão ganhou cada vez mais obras dedicadas a sua variedade de combinações e possibilidades tímbricas. Compositores exploram seus recursos para valorizar estes aspectos, além dos rítmicos. A 18ª Bienal de Música Brasileira Contemporânea dedicou um de seus concertos exclusivamente à percussão:

C. Mojola - Calíope - Sofia Ceccato, flautim; Nailson Simões, trompete; Jacques Ghestern, trombone; Marcelo Thys, piano; Pedro Sá, percussão. E. Zampronha - Ciaccona , Kátia Baloussier, piano; Paraguassú Abraão, percussão.

Diversos compositores escreveram obras originais e até versões de suas partituras para conjunto de percussão. Carmina Burana, a mais popular das peças de Carl Orff, teve a parte orquestral reescrita pelo compositor: dois pianos se integram ao conjunto de percussão, e são utilizados de maneira integrada ao sentido percussivo desta versão:

C. Orff - Carmina Burana -excertos - Cia. Bachiana Brasileira; solistas; Grupo Dínamo de Percussão; regente: Ricardo Rocha.

 

 

 




Direção geral, apresentação e roteiro: José Schiller
Direção e edição: Gustavo Borjalo
Produção-executiva: Cristina Maluhy

 

Criado em 29/09/2011 - 17:09 e atualizado em 19/09/2013 - 18:55

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí