Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Passado e futuro

Um bate papo com o físico Marcelo Gleiser, a música de Paulinho da

Almanaque Brasil

No AR em 27/06/2012 - 04:30

Paulinho da Viola no Cantos do BrasilO Almanaque Brasil desta semana promove uma viagem de idas e vindas no tempo, entre o passado que vive em todos nós e o futuro que já começou. No caminho, um Papo-Cabeça com o físico Marcelo Gleiser, os Cantos sem saudosismos de Paulinho da Viola e a história de Zilda Arns.

Profetas de Aleijadinho, Monumento às Bandeiras (mais conhecido como “Deixa que eu empurro”), Memorial JK, Cristo Redentor, Santa Rita de Cássia, Padre Cícero. No Coisas Nossas, um time de monumentos e estátuas feitos com tanta maestria que só faltam falar!

Paulinho da Viola, convidado do Cantos do Brasil, considera o saudosismo “uma coisa que tenta parar o tempo". E completa: “Eu não vivo do passado. O passado mora em mim”. Paulinho conta histórias do começo da carreira e das influências que marcaram sua formação musical, enquanto deleita o telespectador com sua música que atravessa gerações.

No Papo-Cabeça, o físico e escritor Marcelo Gleiser fala sobre o lado prático e o lado espiritual da ciência, e sobre as raízes dessa eterna busca por respostas que move pesquisadores de todos os tempos. Gleiser destaca ainda que a curiosidade e as perguntas “sem resposta” das crianças têm um papel fundamental no desenvolvimento do conhecimento científico.

Um papo com Marcelo GleiserE por falar em física, no Ciência Doméstica, garçons mostram sua habilidade para dominar as leis da física e equilibrar suas bandejas carregadas. Habilidade também é um requisito, somado a muita paciência, para se tecer uma boa rede de pesca. Quer ver Como é que se faz?

A médica e sanitarista Zilda Arns é a Ilustre Brasileira desta semana. Ela, que teceu uma verdadeira rede de solidariedade, capaz de envolver o Brasil e outros países do mundo.

Almanaquias revela a origem da expressão “de mãos abanando”, entre outras curiosidades e brincadeiras.
No Você Sabia?, o recordista brasileiro de participações em olímpiadas: o nadador João Gonçalves. Além de comparecer como atleta em cinco competições, Peixinho esteve presente em outras duas olimpíadas como treinador de judô, estimulando toda uma geração de campeões.

Prepare o controle remoto. Luciana Mello e Robson Nunes serão os guias nesse incrível túnel do tempo. Boa viagem!




Apresentação: Luciana Mello e Robson Nunes

Criado em 09/04/2012 - 15:23 e atualizado em 20/04/2012 - 20:00

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí