Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Redescobrindo o Brasil

A arquitetura de Marcelo Rosenbaum, o som contagiante de Chico Cesar e

Almanaque Brasil

No AR em 27/04/2012 - 23:00

Luciana Mello e Robson Nunes são os tripulantes da caravela do Almanaque Brasil, que vai redescobrir o Brasil! Em cada porto, uma paradinha para conhecer diferentes “explicadores” do país, como a arquitetura contemporânea de Marcelo Rosenbaum, o som contagiante de Chico Cesar, e a poesia de Cora Coralina.

Desde a primeira carta de Pero Vaz de Caminha descrevendo o Brasil aos portugueses, muitas foram as explicações e teorias sobre o país e seu povo. Algumas das mais saborosas estão no Coisas Nossas desta semana, que traz as ideias de Câmara Cascudo, Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Darcy Ribeiro.

Enquanto uns explicam o Brasil, outros o reconstroem com seus projetos. No Papo-Cabeça, o design contemporâneo do arquiteto Marcelo Rosenbaum, que diz que a democratização do design e o aumento da auto-estima do brasileiro estão entre as prioridades no seu trabalho.

Chico César dá o tom do Cantos do Brasil com suas músicas e histórias. O compositor fala sobre a infância na Paraíba, quando trabalhou numa loja de discos, sobre a migração e as dificuldades na chegada a São Paulo, com seu som “muito urbano para as casas de forró e muito rural para as casas mais urbanas”. Chico fala ainda sobre o risco de ser estigmatizado por sucessos, como Mama África, e sobre sua busca de “driblar o rótulo e fazer sempre coisas diferentes” nessa “imensa árvore cheia de frutos que é nossa MPB”.

No Ilustres Brasileiros, um pouco da vida da poetisa Cora Coralina, cujos versos, apesar de publicados tardiamente, foram qualificados como “ouro puro” pelo colega Carlos Drummond de Andrade.

Com a ajuda de especialistas de diversas áreas, a minuciosa Ciência Doméstica de escolher frutas e vegetais na feira. Você também vai aprender passo a passo Como é que se faz? a delicada arte da cestaria indígena.

Você sabia que o palácio da Guanabara já foi palco de uma Revolução dos Covardes? Tome coragem e descubra aqui tudo a respeito! Já no É do Baú, os truques das moçoilas de outrora para armar o penteado, que incluíam um acessório com mil e uma utilidades.

E por falar em “mil e uma utilidades”, Almanaquias pinta na área, com mil e uma curiosidades! Você já tomou mucura? Conhece as últimas palavras de Getúlio? E a origem da expressão “a ver navios”? Não perca sua dose semanal de brasilidade em mais um programa imperdível!




Apresentação: Luciana Mello e Robson Nunes

Criado em 16/04/2012 - 16:38 e atualizado em 17/04/2012 - 16:57

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí