Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Caminhos da Reportagem revela patrimônios tombados no Sul

São mais de 150 bens e 13 conjuntos urbanos protegidos pelo Iphan

Caminhos da Reportagem desta terça (5), exibido às 21h30 na TV Brasil, visita conjuntos urbanos tombados na região Sul do país. Em cidades do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, os locais apresentam um patrimônio histórico, arquitetônico e artístico em que está conservada a diversidade cultural dos fundadores e habitantes. 

Apesar de ser a menor região em extensão territorial no Brasil, o Sul oferece um grande inventário de bens culturais a moradores e turistas. Ao todo, possui mais de 150 bens e 13 conjuntos urbanos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O turismo cultural é visto como um ativo para o desenvolvimento das cidades históricas. Nos dizeres do historiador Márcio Rodrigues, “o patrimônio histórico chegou num tempo em que se ele não viesse, provavelmente a cidade seria demolida. E nós teríamos uma cidade completamente descaracterizada que não teria mais valor nenhum como patrimônio histórico do Brasil”.

A equipe de reportagem esteve no interior do Rio Grande do Sul, onde conheceu o conjunto histórico de Pelotas, que foi considerado, no ano passado, patrimônio cultural brasileiro pelo Iphan. A riqueza arquitetônica da cidade foi construída em função da produção do charque, carne salgada seca ao sol.

Os navios que levavam o charque para o Nordeste traziam de volta a Pelotas grandes quantidades de açúcar, que eram transformadas em doces finos pelas doceiras tradicionais. A produção do Caminhos da Reportagem foi até a charqueada São João, uma grande propriedade que chegou a ter centenas de escravos trabalhando e hoje é patrimônio histórico nacional. Lá conheceram doceiras que mantêm a tradição dos doces finos pelotenses, como a Mãe Gisa de Oxalá.

Ainda durante o programa, a equipe esteve em Porto Alegre, a capital do Estado, que tem diversos patrimônios tombados e muitas ações de preservação. Como a Casa de Cultura Mário Quintana, o antigo Hotel Majestic construído no centro da cidade, em que o escritor viveu entre 1968 e 1980. Hoje, o espaço abriga atividades de cinema, música, artes visuais, dança, teatro e literatura.

Em Santa Catarina, a produção conheceu Laguna, onde todo o centro histórico é tombado pelo Iphan desde 1985. Na cidade, a Casa de Anita é um dos espaços mais visitados. Trata-se de um pequeno museu com móveis de época e objetos que fizeram parte da história da cidade e de Anita Garibaldi, conhecida como “a heroína dos dois mundos”. Aos 18 anos, Anita conheceu o italiano Giuseppe Garibaldi, com quem se casou. Ao lado dele, integrou movimentos políticos, como a Revolução Farroupilha e o processo de unificação da Itália.

Laguna ainda apresenta a pesca artesanal com botos. Os lagunenses querem que o saber-fazer dos pescadores seja incluído no rol de patrimônio cultural imaterial brasileiro.

Já no Paraná, a equipe de reportagem esteve em Curitiba e seguiu viagem de trem, em uma ferrovia que corta a serra do mar, até o município de Morretes. Em Antonina, no litoral paranaense, o Armazém Macedo está sendo reconstruído desde o ano passado e a previsão é que seja entregue à população em 2020. As ruínas do Armazém são símbolo da cidade e memória do antigo porto, além de testemunho da dinâmica local até meados do século XX.

Em Lapa, o centro histórico com 235 imóveis foi tombado pelo Iphan em 1998. A cidade de 48 mil habitantes preservou os seus casarões, aterrou a fiação elétrica e manteve a pintura em dia. Patrimônio preservado.

Sobre o programa

Produção jornalística semanal da TV Brasil, o Caminhos da Reportagem leva o telespectador para uma viagem pelo país e pelo mundo atrás de grandes histórias, com uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos.

Temas atuais e polêmicos são tratados com profundidade e seriedade pela equipe da emissora pública. Premiado, o programa é reconhecido como uma das principais atrações jornalísticas do país.

No ar às terças, às 21h30, o Caminhos da Reportagem tem horário alternativo na programação da TV Brasil nos fins de semana quando o programa é exibido na madrugada de domingo para segunda-feira, à meia-noite.

No site http://tvbrasil.ebc.com.br/caminhosdareportagem é possível ver as edições anteriores do programa. As reportagens da atração jornalística da emissora pública também estão no aplicativo EBC Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site http://play.ebc.com.br

Serviço
Caminhos da Reportagem – terça-feira, dia 05/11, às 21h30, na TV Brasil
Caminhos da Reportagem – sábado, dia 09/11, às 21h30, na TV Brasil
Caminhos da Reportagem – domingo, dia 10/11, para segunda-feira, dia 11/11, à meia-noite, na TV Brasil
Caminhos da Reportagem – aplicativo EBC Play, disponível para Android, iOS e no site http://play.ebc.com.br

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6471 / (21) 2117-6239

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 01/11/2019 - 17:45 e atualizado em 01/11/2019 - 17:45

Últimas

O que vem por aí