Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A internet do bem

Edição esmiúça o poder da web como instrumento para boas ações

Caminhos da Reportagem

No AR em 08/03/2018 - 21:45

Ninguém nega que a internet seja um dos maiores avanços tecnológicos dos últimos tempos. Seu poder de comunicação mudou radicalmente a forma com que o ser humano se relaciona com o próximo. O mundo se transformou no que o pensador canadense Marshall McLuhan, mais de meio século atrás, nomeou como "Aldeia Global": um mundo globalizado onde a informação corre o planeta em tempo real.

É verdade que essa ferramenta também é, muitas vezes, usada com fins negativos e eles acabam por fazer com que muitos demonizem seu poderio. Esta edição do Caminhos da Reportagem, no entanto, mostra que a internet pode ser um instrumento e tanto para fazer o bem, unir semelhantes, mobilizar pessoas, concretizar sonhos, tudo graças a seu enorme poder de mobilização.

Organizada pela web, manifestação de mulheres no Centro do Rio contra projeto que criminalizava aborto
Organizada pela web, manifestação de mulheres no Centro do Rio contra projeto que criminalizava aborto - Divulgação

Exibido no Dia Internacional da Mulher, o programa destaca que elas são uma parte importante dessa história. Movimentos como o #8, que conta com manifestações em todo o mundo, só foram possíveis graças à mobilização da web.

A reportagem registra, ainda, como a união de pessoas através do ambiente virtual transborda para a vida real e ajuda grupos carentes e discriminados, como jovens LGBT; revigora o jornalismo através de agências de notícias independentes, cobra de autoridades soluções para os problemas das cidades, estados e do país como um todo, e financia atividades artísticas que não têm espaço na grande mídia, como o grupo paulista Teatro Mágico. É a Internet do bem.

João Mauro Senise, coordenador da ONG MEU RIO, que fiscaliza as ações do poder público muncipal
João Mauro Senise, coordenador da ONG MEU RIO, que fiscaliza as ações do poder público muncipal - Divulgação

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 06/03/2018 - 16:45

Últimas

O que vem por aí