Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

São João no Nordeste

Caminhos da Reportagem

No AR em 25/06/2023 - 22:00

O Caminhos da Reportagem, com equipes das parceiras TV UFS (da Universidade Federal de Sergipe) e a UERN TV (da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), fez uma rota especial: percorreu várias cidades do Nordeste do país para mostrar o São João e os festejos mais tradicionais da região, passando por Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Em Sergipe, vamos mostrar a tradição do barco de fogo em Estância, uma tradição que está ligada à memória afetiva dos moradores e atrai turistas. Em Aracaju, dois grandes eventos movimentam o São João na cidade e atrai milhares de forrozeiros, com a tradição nos festejos juninos que duram o mês de junho inteiro.

Caminhos da Reportagem 2
Divulgação - TV UFS/ UERN TV

Em Pernambuco, fomos até Caruaru, que realiza uma das maiores festas do país. Além do Pátio do Forró, onde se apresentam artistas regionais e nacionais, a cidade tem outros locais para dançar agarradinho, como as ilhas, espalhadas pela grande área do evento. O Alto do Moura, reduto dos artistas de barro e considerado o maior centro de artes figurativas das américas, é outro atrativo da festa. Sem falar na tradicional e mundialmente conhecida feira de Caruaru, imortalizada na voz do rei do baião, Luiz Gonzaga. Pelo local, bandas de pífanos se apresentam entre as barracas de artesanato.

Campina Grande
Divulgação - TV UFS/ UERN TV

Na Paraíba, nossa equipe esteve em Campina Grande, que disputa com Caruaru o título popular de maior São João do país. A rivalidade é grande, cabe aos forrozeiros e turistas decidirem qual o melhor. A equipe conheceu o Parque do Povo, que esse ano completa quatro décadas. É onde se apresentam os artistas regionais e nacionais. É também onde a festa tem uma cidade cenográfica com um vilarejo típico do interior e vários palcos menores de forró pé de serra. Fora dessa estrutura, outro local chama a atenção de quem visita a cidade: o Sítio São João, que reproduz uma cidade do interior e sua zona rural, com engenhos, mercearia, capelas e muito mais. 

caruaru 2
Divulgação - TV UFS/ UERN TV

Por último, nossa equipe desembarcou em Mossoró, no Rio Grande do Norte. O Mossoró Cidade Junina tem vários eventos dentro do mês de junho, a começar pelo Pingo da “Mei-Dia”, bloco junino que arrasta mais de 100 mil pessoas e tem 5 trios elétricos. Na Estação das Artes são realizados os grandes shows e em frente à Igreja de São Vicente é encenado um espetáculo teatral que conta a resistência dos moradores ao bando de Lampião. O ano de 1927 entrou para a história do cangaço por ter sido o único lugar que o bando de Lampião perdeu uma batalha. Também mostramos a beleza das quadrilhas juninas que a cada ano se qualificam nos festivais que participam.

O episódio São João no Nordeste, uma parceria do Caminhos da Reportagem com a TV UFS e UERN TV , vai ao ar no próximo domingo (25/06), às 22h, na TV Brasil.

Caminhos da Reportagem 1
Divulgação - TV UFS/ UERN TV

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 23/06/2023 - 13:45

Últimas

O que vem por aí